Pacientes de hemodiálise participam de Festa Julina em Campo Mourão
O Instituto do Rim de Campo Mourão realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, a sua tradicional Festa Julina aos pacientes de hemodiálise, promovendo momentos de descontração e de confraternização entre eles. O evento acontece em dois dias para que todos os 215 pacientes atendidos na clínica possam participar da festa caipira. A confraternização é uma forma de aliviar a tensão e a seriedade do tratamento de hemodiálise, ao som da moda caipira.
A festa é realizada há cerca de 14 anos e envolve toda a equipe administrativa, técnicos e enfermeiros do Instituto do Rim, que se vestem a caráter, com roupa xadrez e chapéu de palha. A festa já se tornou tradição e assim que termina a semana de festejos, os pacientes começam a planejar e, inclusive, sugerir músicos para os próximos anos. O principal objetivo é amenizar os desafios enfrentados durante o tratamento das doenças renais.
“A intenção é proporcionar momentos de recreação e integração, visando a recuperação e o resgate dos aspectos físico, psicológico e emocional dos pacientes”, conta a assistente social Iara Lohaine Cerilo da Silva, que acompanha de perto o drama de cada paciente durante o tratamento.
Há, por exemplo, pacientes atendidos no local há mais de dez anos. Por isso, conforme os organizadores, a importância de propiciar momentos de descontração. “São pessoas que convivem há anos conosco e que já ficam esperando pela festa”, dizem.
Como toda festa julina, são servidas comidas típicas, como canjica, doces, cachorro-quente e quentão, mas com suco de uva, pois o vinho é proibido aos pacientes. O ambiente é todo decorado com bandeiras coloridas entre outros adereços, tornando o espaço típico para a festa.
Também são convidados músicos para tocar e cantar músicas caipiras, deixando a festa mais animada. O evento será realizado em todos os períodos de atendimento, das 6 horas às 09h30, das 10 horas às 15 horas e das 15 às 19 horas.