Palestras e visitas técnicas marcam Semana do Meio Ambiente em Campo Mourão
Desde essa segunda-feira (3), estão sendo realizadas diversas ações para marcar a Semana do Meio Ambiente em Campo Mourão. As atividades, de cunho educativo, são voltadas para estudantes da rede municipal de ensino. Assim, os alunos estão recebendo palestras e fazendo visitas técnicas ao Parque Estadual Lago Azul, à Estação Ecológica do Cerrado e ao Horto Municipal. A programação se estende até esta sexta-feira (7).
As atividades estão sendo realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com a Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS), Secretaria de Saúde, Fundação Socioambiental Bem-Te-Vi e os campi de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As palestras são voltadas para temas como descarte correto de lixo, combate à dengue, causa animal, abelhas sem ferrão, energia limpa, entre outros, para alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental, de diversas escolas do município. O secretário da Sema, Franco Freire Sanches, fala sobre a importância de abordar assuntos como esses com os discentes desde as primeiras séries escolares.
“São temas que implicam a mudança de vida da população em geral, e despertar a consciência ambiental logo cedo pode fazer com que as futuras gerações tenham uma maior preocupação com a preservação e manutenção do meio ambiente de forma sustentável”, fala o secretário.
Além da parte teórica, os estudantes também poderão desenvolver conhecimentos na prática, a partir de visitas técnicas. Com isso, estão sendo realizadas trilha ecológica no Parque Estadual Lago Azul e visitação na Estação Ecológica do Cerrado e no Horto Municipal, onde os alunos estão ganhando mudas frutíferas.
De acordo com Sanches, as ações voltadas ao meio ambiente são mais específicas nesta semana, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todos os anos no dia 5 de junho, desde 1972, quando foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. No entanto, conforme salienta o secretário, no decorrer do ano, o trabalho voltado para a educação ambiental também segue sendo realizado nas escolas.