Palestras sobre serviços municipais para mulheres são realizadas em Campo Mourão
Na tarde dessa quarta-feira (26), atendimentos e serviços exclusivos para mulheres, oferecidos pela Prefeitura de Campo Mourão, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, foram tema de palestras apresentadas em um evento promovido pelo programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc).
A ação, que faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no último dia 8, reuniu representantes de entidades cadastradas no programa em Campo Mourão e mais 14 da região.
A primeira palestra, intitulada “Cicatrizes que viram asas: o papel do CRAM”, foi conduzida por Rafaela Schmitt, advogada técnica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Ela abordou os serviços prestados pelo CRAM e destacou a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Na sequência, a enfermeira Vanessa Pellizzari, do Programa Estratégia de Saúde da Família, ministrou a palestra “Prevenção e promoção nos cuidados da saúde da mulher”. Durante sua apresentação, Pellizzari compartilhou informações sobre cuidados preventivos e a importância da promoção da saúde entre as mulheres.
As palestras fazem parte de um conjunto de ações educativas nas áreas de Saúde, Nutrição e Serviço Social, promovidas pelo programa Mesa Brasil. O objetivo foi fornecer informações técnicas relevantes, além de divulgar os serviços e benefícios oferecidos pelas Secretarias de Assistência Social e Saúde de Campo Mourão, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Saúde da mulher
Especificamente em relação à saúde da mulher em Campo Mourão, o município vem atuando para ampliar o acesso a exames e realizando campanhas de atendimento em horário estendido todos os meses, além do acompanhamento dos resultados e das pacientes que necessitam de tratamento.
Em 2024, um total de 238 exames preventivos femininos de câncer de colo do útero realizados apresentaram alterações nos resultados. Graças ao acompanhamento contínuo, foi possível dar sequência aos tratamentos, prevenindo complicações e salvando vidas. Já em 2025, em menos de três meses, foram detectadas 65 alterações.
Na mamografia, exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, sete alterações já foram identificadas em 2025, permitindo um acompanhamento mais ágil e eficaz. Nas campanhas realizadas nestes primeiros três meses, já são 260 coletas de preventivo, além de 945 coletas de rotina feitas semanalmente nas unidades de atenção primária. Também foram 72 mamografias solicitadas, reforçando o compromisso com a saúde feminina no município.
“Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio e prevenção. Na Secretaria de Saúde temos trabalhado intensamente para garantir que mais mulheres tenham acesso a exames essenciais para a detecção precoce de doenças”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak.
Campanhas o ano todo
Para ampliar o acesso aos exames, são realizadas campanhas mensais com horário estendido, das 16h30 às 20 horas, nas Unidades de Saúde. A última aconteceu nessa quarta-feira (26).
Além das campanhas, as UBS contam com médicos clínicos gerais que trabalham a prevenção durante as consultas, incluindo o cuidado com a qualidade de vida no climatério. “Também temos ginecologistas especializados que fazem o acompanhamento e tratamento necessário para garantir o bem-estar das mulheres”, reforça a secretária.