Para marcar o Dia do Turismo, crianças fazem passeio turístico em Campo Mourão
Um passeio com dois grupos de crianças foi uma das atividades organizadas para marcar o Dia Municipal do Turismo, que é comemorado, em Campo Mourão, neste sábado (20). O passeio, realizado nessa sexta-feira (19), foi organizado pelo setor de turismo da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Alunos da Escola Ethanil Bento de Assis foram levados a conhecer o Aeroclube, o Museu Municipal e a Pedreira Itaipu.
O turismo desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico de Campo Mourão, com oportunidades de emprego e estimulando o crescimento de diversos segmentos relacionados ao turismo e à cultura. O setor emprega atualmente mais de 1.000 pessoas em diferentes áreas do comércio turístico e cultural. Campo Mourão conta com vasta infraestrutura hoteleira e gastronômica, além de pousadas rurais e parques ecológicos.
Recentemente, Campo Mourão foi destaque no cenário nacional ao estar entre as 20 cidades do país no programa Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo, conquistando o 6º lugar no Paraná. Além dos atrativos turísticos da cidade, o ranking levou em conta o compromisso com a inovação, ciência e tecnologia.
O município recebeu a 1ª Comenda do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), bem como os selos de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo e Município Engajado no Programa de Melhoria da Qualidade do Produto Turístico Brasileiro.
Dos eventos gastronômicos, destacam-se a Festa Nacional do Carneiro no Buraco e o recém-criado Festival Campo Mourão no Prato. Quatro parques municipais são opções de lazer ao ar livre, além da Usina Mourão, a Estação Ecológica do Cerrado, entre outros espaços.
Somente em 2022, os setores de alimentação, eventos, turismo e hotelaria combinados empregaram 1.137 profissionais. Isto representa 3,80% do total de empregos gerados em Campo Mourão. Dentro desses segmentos, o turismo e a hotelaria lideraram, representando 16,79% dos empregos, seguidos pela alimentação com uma participação de 77,93%, enquanto os eventos contribuíram com 5,28%.