Para normalizar abastecimento, Sanepar antecipa operação de novo módulo de água em CM

Para fazer frente às temperaturas elevadas, a Sanepar está antecipando a entrada em operação de um dos módulos de tratamento de água de Campo Mourão para esta sexta-feira (29).

Os problemas operacionais registrados no último fim de semana, junto com o forte calor que está atingindo a região, comprometeram o abastecimento desde então na cidade.

Mesmo com todas as manobras feitas pelos técnicos no sistema não está sendo possível recuperar os níveis dos reservatórios para equalizar o abastecimento em todas as regiões da cidade.

Por esta razão, a cidade poderá ter falta temporária de água ou baixa pressão nas redes de distribuição em todas as regiões, principalmente, nos fins de tarde e início da noite.

Assim, até que nova unidade contribua com a produção de água, é imprescindível a colaboração de todos para o consumo consciente. A Sanepar orienta para que a água tratada seja priorizada na alimentação e higiene pessoal.

As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Abastecimento
O novo sistema de abastecimento de água em Campo Mourão está recebendo investimentos de mais de R$ 30 milhões em obras de ampliação da captação e do tratamento. Com o novo módulo em operação, a capacidade de produção de água será dobrada, garantindo o atendimento da demanda da cidade pelos próximos 30 anos.

O volume de água captado no Rio do Campo terá um aumento de 174,4 litros por segundo. O transporte dessa água até a estação de tratamento será feito por uma nova uma tubulação, chamada de adutora, com cerca de 4 mil metros de extensão e 500 milímetros de diâmetro.

No sistema de tratamento, está em construção mais um módulo que, junto com as unidades operacionais existentes, somará 720 mil litros de água por hora, duplicando a capacidade de tratamento. Em anexo, está sendo instalada uma estação de tratamento do lodo oriundo do processo de produção de água.