Paróquia ucraniana de Campo Mourão inicia semana de Missões 2024 na igreja matriz
A Paróquia Santíssima Trindade, da comunidade ucraniana de Campo Mourão, iniciou nesse final de semana as Missões 2024 na igreja matriz. O momento de reflexão, meditação e oração é destinado a um encontro pessoal com Deus. Ao longo desta semana, haverá encontro todos os dias, às 19 horas, desta segunda (2) até sexta-feira (6), a todos que queiram participar.
O momento está sendo conduzido pelos padres Antônio Royk Sobrinho e Marcos Chmilouski, que já atuam há três anos como missionários. Desde o final da pandemia de Covid-19, uma série missionária foi iniciada em todas as paróquias da Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, da qual a Paróquia Santíssima Trindade faz parte.
Assim, a iniciativa religiosa, que costuma ser realizada a cada dez anos nas paróquias do rito ucraniano, propõe realizar uma mudança de vida, promovendo maior qualidade de vida espiritual, sendo considerado um tempo de conversão e, por isso, uma ação de evangelização entre os católicos. O padre Antônio explicou que os dias de missões acontecem para realizar oração, celebração e meditação.
“A gente sempre faz a abertura das Missões com a celebração da Divina Liturgia no domingo. Com a introdução, uma homilia mais prolongada também, nesse dia, nós contemplamos o Deus criador e a criação do universo. Depois, de segunda até sexta-feira, que acontece à noite, devido ao trabalho das pessoas, a gente faz sempre a celebração da Divina Liturgia, com uma homilia e depois uma palestra também”, explicou.
Em cada dia da semana, as reflexões são destinadas a um tema. Eles incluem, por exemplo, os mandamentos da Lei de Deus, a pessoa do Espírito Santo na vida da igreja e na vida dos fiéis, a misericórdia divina, o sacramento e a Divina Liturgia, a cruz de Jesus Cristo, entre outros. Para proporcionar maior dinamismo, os momentos de reflexão também envolvem cantos e músicas, com animação litúrgica.
O religioso destacou que as atividades missionárias não se restringem às famílias descendentes de ucranianos ou às que já frequentam a paróquia. “As missões são abertas a quem quiser participar”, falou o padre, ao convidar a todos que queiram celebrar esse momento. Ele lembrou, ainda, que as ações nesses dias são realizadas em língua portuguesa, exceto a Divina Liturgia, que pode acontecer em língua ucraniana eventualmente também. “Mas todas as pregações e as palestras são em português”, ressaltou.
No decorrer desta semana, também há um padre atendendo confissões e orientações espirituais durante as missões, para quem quiser. “Assim como a gente tem que parar na vida, repensar algumas coisas, o tempo de missão é um tempo de a gente parar, meditar mais profundamente diante de Deus, de si mesmo, relação com o próximo, com a natureza, tudo isso é momento de graça”, falou o sacerdote.
Ele aproveitou para chamar a atenção a um ponto que por vezes ainda gera dúvidas para muitas pessoas: a igreja ucraniana é católica. “Talvez o que muitas pessoas não sabem é que, além da igreja latina, existem vinte e três igrejas orientais católicas que fazem parte da totalidade da igreja católica, sob a autoridade do papa”, explicou, ao dizer que a ucraniana é uma delas.
Comunidades
As missões iniciaram nas comunidades pertencentes à Paróquia Santíssima Trindade em outubro deste ano. Assim, elas já foram realizadas nas capelas Nossa Senhora da Luz, em Araruna, Nossa Senhora do Patrocínio, em Farol, São Pedro e São Paulo, na Colônia Upá, Sant’Ana, em Mamborê, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juranda, e São Pedro e São Paulo, em Maringá.
Serviço
A Paróquia Santíssima Trindade está localizada na Rua São Josafat, nº 1437, centro. As missões acontecerão de segunda (2) a sexta-feira (6), às 19 horas. Dúvidas e mais informações sobre a paróquia podem ser consultadas entrando em contato pelo número (44) 3523-4695 ou acessando as redes sociais @igrejaucraniana_cm (Instagram), Paróquia Santíssima Trindade – Campo Mourão – Paraná (Facebook) ou o canal no YouTube: https://www.youtube.com/@paroquiasantissimatrindade9720.