Parque Lago Azul oferece opções gratuitas de lazer e ecoturismo; confira regras para visitação
Janeiro é comumente um período em que muitas pessoas estão de férias. Com o recesso escolar até iniciar o próximo ano letivo, muitas famílias acabam tendo que se reinventar para “gastar” a energia dos filhos.
Isso, somado às altas temperaturas que têm sido registradas na região neste verão, coloca o Parque Estadual Lago Azul em Campo Mourão como uma das opções de lazer gratuitas mais procuradas no município. Por isso, nesta reportagem, serão apresentadas as principais regras para visitação no local, especialmente, para as trilhas.
Gerenciado pelo Instituto Água e Terra (IAT), o parque é uma unidade de conservação, que visa à educação ambiental, à pesquisa científica e ao ecoturismo. O espaço recebe visitação de quarta a segunda-feira, inclusive em feriados, das 8 às 17 horas.
Trilhas
A unidade conta com duas trilhas: a Peroba e a Aventura. A primeira, com 3.850 metros passando pela Mata Atlântica, embora seja autoguiada e de fácil realização, também tem algumas normas e orientações que devem ser respeitadas. Veja os tópicos adiante.
O grau de dificuldade é leve, não havendo restrições de idade. De acordo com a equipe técnica do parque, o percurso passa pela floresta estacional semidecidual e ombrófila mista, havendo também um fragmento de cerrado, o segundo maior bioma do país.
Ao longo do caminho, os visitantes podem apreciar uma cascata, onde é permitido se banhar. O caminho também leva ao Lago Azul, que dá nome ao parque. Não é permitido nadar, porém as pessoas podem usar a área ao redor, formada por um vasto gramado, redários e balanços, para fazer piquenique, descansar e realizar diversas atividades ao ar livre diversificadas.
Regras para a trilha Peroba
- É obrigatório o uso de calçado fechado.
- A trilha peroba é autoguiada, possui placas de sinalização durante o percurso.
- Pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.
- Possui espaço para lanche e atividades interativas.
- É realizada das 8:00 até as 15:30.
- Em dias de chuva, não pode ser realizada, visando garantir a segurança de todos.
- Agendamentos só são necessários para grupos acima de dez pessoas.
- Ensaios fotográficos no lago devem ser realizados até as 16 horas, no máximo, mediante agendamento prévio.
- Garrafas de água são de responsabilidade dos visitantes.
- Os horários devem ser respeitados.
Por sua vez, a trilha Aventura é formada por um trajeto de 3.200 metros e leva cerca de 2h30 para completar o percurso. O grau de dificuldade é considerado moderado, visto que há trechos que passam dentro do Rio Mourão.
Por esse motivo, podem realizar a trilha pessoas a partir de 12 anos de idade. Para quem não dispensa uma aventura, pode aproveitar para se banhar no leito do rio enquanto contempla cachoeiras e visualiza os dutos da Usina Mourão.
Regras para a trilha Aventura
- É obrigatório o uso de calçado fechado.
- Não é permitida para crianças menores de 12 anos.
- Deve haver no mínimo quatro pessoas para realizar o percurso.
- Ocorre em dois horários, pontualmente: às 9h30 e às 14h30.
- Em dias de chuva, inclusive um dia antes em caso de altos volumes, a trilha não pode ser realizada, visando garantir a segurança de todos.
- Agendamentos são necessários apenas para grupos acima de dez pessoas.
- Ensaios fotográficos só podem ocorrer fora dos horários da trilha e durante a semana, exceto em feriados, mediante agendamento prévio.
- Garrafas de água são de responsabilidade dos visitantes.
- Os horários devem ser respeitados.
Ensaios fotográficos
O Parque Estadual Lago Azul permite que sejam realizados ensaios fotográficos no local, inclusive na cachoeira ao final da trilha Aventura, bastante conhecida por sua beleza. Não há restrição quanto ao estilo das fotos, porém também é preciso respeitar algumas regras.
Os interessados devem realizar agendamento prévio, tendo em vista que o parque é uma unidade de conservação, sendo necessário que a equipe técnica se organize previamente. Isso porque, para as fotos na cachoeira, por exemplo, é obrigatório que um monitor do local acompanhe.
Como o acesso à cachoeira deve ser realizado somente por trilha, também é obrigatório o uso de calçado fechado no percurso. Além disso, é preciso assinatura de termo de responsabilidade e uso de imagem, a fim de garantir a segurança de imagem da unidade.
Os ensaios fotográficos não podem ser realizados em feriados e aos finais de semana. Nos dias úteis em que o parque está aberto, também só podem ser feitos em horários alternativos das trilhas, não podendo ultrapassar as 17 horas.
Outras opções
O parque também conta com espaços para contato com a natureza, circuito para caminhada, corrida e bike, balanços, redário, viveiro de aves silvestres, grande área arborizada e amplo gramado para descanso e piquenique. As redes são fornecidas no local, para quem desejar, conforme disponibilidade. Para grupos ou excursões que agendarem visita previamente, a equipe da unidade também pode oferecer palestra ambiental.
Vale destacar que, por ser uma unidade de conservação, não é admitida a entrada de animais domésticos no parque. A medida é necessária tanto para preservar a fauna e a flora quanto para proteger os pets e seus próprios tutores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), entre os principais impactos da presença de pets em unidades de conservação estão a predação, pois cães caçam animais silvestres para alimentação ou por instinto, o que também pode levar à destruição de ninhos e abrigos dos “nativos”. Além disso, a mudança de hábitos, com a interação de animais domésticos, pode alterar os padrões alimentares, de deslocamento, assim como de comportamento sexual dos animais selvagens.
Embora grande parte dos pets seja vacinada, os animais silvestres não são. Por isso, também se corre o risco de transmissão de doenças, o que coloca ambos os grupos em risco. Não apenas aos animais, mas aos tutores também, com risco de zoonoses, ou seja, doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, o que acaba sendo mais uma ameaça.
Serviço
O Parque Estadual Lago Azul está localizado na BR-487, saída para Iretama. O funcionamento é de quarta a segunda-feira, inclusive feriados, das 8 às 17 horas. Para mais informações ou realizar agendamentos, basta entrar em contato pelo telefone (44) 3523-1915. As publicações sobre a unidade podem ser acompanhadas no perfil do Instagram @parqueestaduallagoazul