Participantes de centro de idosos da Unespar produzem itens de inverno para doação ao RS
Em uma ação de generosidade e solidariedade, as cerca de 30 integrantes do Centro de Apoio e Desenvolvimento do Idoso (Cadi), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, estão produzindo itens de inverno artesanais que serão destinados às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Já foram produzidas, desde maio deste ano, mais de 500 peças.
Entre os produtos, confeccionados manualmente pelas idosas, sobretudo em crochê e com lã, estão toucas, mantas, luvas, meias e cachecóis, tanto para crianças quanto para adultos. Até mesmo algumas peças para pet foram produzidas. Até esta quinta-feira (27), 433 peças da nova remessa já estavam prontas e embaladas.
A primeira parte, com 86 peças, já foi enviada ao estado gaúcho em maio deste ano. Para isso, o grupo contou com o apoio da Igreja Assembleia de Deus de Campo Mourão para o encaminhamento dos itens, junto com outras doações feitas pela comunidade.
O objetivo é finalizar o restante da produção ainda neste mês. Para isso, muitas das senhoras confeccionam as peças durante os encontros no Cadi, que acontece todas as terças e quintas-feiras na Unespar, e levam, inclusive, para concluir em casa. “Nós estamos pedindo ajuda de alguns familiares que têm habilidade em crochê, costura, para também nos ajudar a encerrar”, disse a coordenadora do centro, Divania Luiza Rodrigues.
Para o encaminhamento do restante das confecções, ainda não foi estipulada data e forma de transporte, mas a intenção é que seja feito o quanto antes, devido ao clima frio que vem se apresentando no estado do RS.
Iniciativa
Não é de hoje que as participantes do Cadi promovem ações de solidariedade por meio da confecção de produtos artesanais para aquecer quem mais precisa. “A iniciativa de confecção de itens de inverno no Cadi já existia antes. É algo que foi criado pelo próprio grupo de mulheres ao longo dos anos”, disse a coordenadora do projeto.
Por exemplo, no ano passado, 300 itens foram doados ao Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana, a pacientes de câncer do Hospital Santa Casa e a pessoas em situação de rua, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em função da tragédia climática que vem afetando o RS nos últimos meses, as integrantes do grupo decidiram priorizar, para a campanha de 2024, a destinação dos itens às famílias rio-grandenses afetadas. Para isso, elas contaram com o apoio da Associação de Senhoras Rotarianas (ASR) e o Grupo do Bem, que contribuíram para a arrecadação de lã e tecidos soft para serem transformados em peças de vestuário.
Cadi
O Cadi é um projeto de extensão universitário criado em 2015, pela professora Yeda Maria Pavão, na época, do colegiado de Administração, em parceria com a então aluna de Iniciação Científica Jéssica Rodrigues, dentro da disciplina de Empreendedorismo Social.
A proposta inicial era para realizar levantamento de estudos a respeito de atendimentos a pessoas idosas da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Desde setembro de 2021, o projeto passou a fazer parte, juntamente com outros de diferentes campi, do Programa de Extensão Unespar 60+.
Atualmente, o projeto atende, em todos os âmbitos, pessoas com mais de 60 anos, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa. Além de atividades de ateliê, são oferecidos cursos, palestras, oficinas, sessões fílmicas, rodas de conversa, círculos de cultura, visitas e contação de histórias.