Passageiros denunciam superlotação no transporte coletivo mesmo com pandemia

Revoltados com a superlotação e aglomeração de pessoas no transporte coletivo urbano de Campo Mourão, em plena pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o que contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Secretaria Municipal da Saúde, e especialistas da área, usuários denunciaram o descaso à TRIBUNA. O serviço é prestado pela Viação Mourãoense. 

Para comprovar, uma passageira de uma das linhas fez fotografias e encaminhou à reportagem. A imagem foi feita às 7h40 desta quinta-feira (4). “Esse é o horário que passa ali no Aeroporto, às  7:30 da manhã. A circular esse horário vai no Tropical e vem passando pelo Condor, Diamante, Aeroporto, Parigot de Sousa e Albuquerque”, informou revoltada a passageira. Ela disse que a situação tem acontecido com frequência. 

Na imagem, é possível ver o ônibus superlotado, com passageiros inclusive em pé e aglomeração de pessoas, que por não terem onde ficarem não conseguem obedecer o distanciamento social de 1,5 metro um do outro como forma de prevenção ao vírus, o que também é orientado pela saúde. 

Há cerca de um mês, a TRIBUNA recebeu a mesma denúncia. Passageiros fizeram também imagens e enviaram ao jornal. Na ocasião, a reportagem entrou em contato com a empresa, mostrando inclusive a foto, comprovando a situação. Foi informado que se tratava de um caso isolado. 

Na ocasião, a empresa informou também que a orientação aos motoristas é que a partir do momento em que a lotação de passageiros sentados atingir sua capacidade é para solicitarem outro veículo para completar a linha, evitando este tipo de situação. O que comprovadamente não vem acontecendo. A aglomeração de pessoas coloca em risco a saúde pública e contribui para a disseminação do coronavírus. 

Horário reduzido

Desde o dia 24 de março a Viação Mourãoense reduziu drasticamente o horário de funcionamento em Campo Mourão.  Inicialmente passou a oferecer o serviço à população das 6 às 9 horas e das 17 às 19 horas. 

Porém, agora, está funcionando de segunda a sexta-feira das 6 às 10 horas; 11 às 15 horas; e 16 às 19 horas. Já aos sábados, das 6 às 10 horas; e das 11 às 14 horas.  Segundo a empresa, desde o início da pandemia, vem adotando ações diferenciadas de higienização dos veículos que fazem o transporte coletivo.