Pelo 2º mês consecutivo, Campo Mourão tem saldo positivo de empregos; 156 vagas criadas

Pelo segundo mês consecutivo a cidade de Campo Mourão registrou saldo positivo de empregos, mesmo em plena pandemia de coronavírus (Covid-19), que tem sido responsável por demissões em vários segmentos e fechamento de empresas. Após junho encerrar com 44 novos trabalhadores no mercado, em de julho o número foi mais de três vezes maior: saldo positivo de 156 novas vagas criadas.  

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta terça-feira (25). Em Campo Mourão, foram 653 admissões contra 497 demissões em julho, resultando em um saldo de 156 novos trabalhadores no mercado, conforme já mencionado. 

No mês de junho a cidade teve um saldo de 587 admissões contra 543 desligamentos. Os números por setor de serviços estão sendo divulgados pelo Ministério da Economia apenas a nível nacional e estadual. No município, a taxa de emprego teve variação de 0,67% no período.

O chefe da Agência do Trabalhador de Campo Mourão, Alexandre Ricardo Galland, comentou os números. Segundo ele, apesar das dificuldades geradas pela pandemia, vários setores da economia vêm reagindo no município, contribuindo para o resultado positivo.  “É um número até inesperado porque esperávamos outra situação que seria a mais lógica por causa da pandemia. Mas Graças a Deus várias empresas estão criando vagas”, comemorou.

Por dia, a Agência do Trabalhador do município vem oferecendo uma média de 20 vagas de emprego. São atendidas diariamente cerca 50 pessoas no local. Vale lembrar que os atendimentos estão sendo feitos por agendamento devido à pandemia. “A pandemia afetou e continua afetando muitas coisas, mas para nossa alegria, o mercado de trabalho está voltando a reagir.  Nossa esperança é que só melhore a partir de agora. São segmentos distintos, mas as vagas não deixam de existir. Pelo contrário, algumas que não estavam existindo estão sendo reativadas”, observou Galland, ao comentar que no Paraná, de forma geral, o mercado de trabalho vem reagindo ‘bem’ à pandemia.

Comcam

Na região da Comcam, 8 dos 25 municípios tiveram saldo negativo de emprego, segundo o Caged. São eles: Altamira do Paraná (-1); Barbosa Ferraz (-17); Campina da Lagoa (-2); Goioerê (-3); Iretama (-210); Juranda (-1); Luiziana (-5); e Quarto Centenário (-5). Campo Mourão foi o que mais gerou emprego em julho (156), seguido de Ubiratã, que criou 154 vagas. 

Acumulado

Considerando o acumulado de empregos na região de janeiro a julho, os números são os seguintes: Ubiratã (+653); Roncador (+40); Rancho Alegre D'Oeste (+11); Peabiru (+9); Luiziana (+8); Moreira Sales (+7); Altamira do Paraná (+3); Farol (+2); Quarto Centenário (-1); Boa Esperança (- 2); Janiópolis (-6); Quinta do Sol (-7); Campina da Lagoa (-14); Engenheiro Beltrão (-15); Nova Cantu (-20); Mamborê (-21); Juranda (-25); Fênix (-32); Corumbataí do Sul (-36); Goioerê (-46); Araruna (-51); Barbosa Ferraz (-53); Terra Boa (-98); Campo Mourão (-145); e Iretama (-284).