Pesquisa e planejamento: Campo Mourão inaugura sede do Ipplan

A administração municipal de Campo Mourão inaugurou oficialmente na noite dessa quarta-feira (21), a sede própria do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan), instalado em frente ao Parque do Lago. O imóvel, construído para abrigar a Usina do Conhecimento, passou por uma reforma geral e adaptações para as atividades do Instituto.

O investimento foi de cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios do município. Caberá ao Ipplan os projetos estruturantes do planejamento urbano e controle da gestão territorial do município, em especial quanto ao uso e ocupação do solo e aos planos, projetos e empreendimentos. Passará pela equipe projetos de leis e estudos que possam impactar a gestão urbana.

“É uma estrutura para contribuir na racionalização dos investimentos públicos de acordo com o crescimento da cidade, analisar e gerenciar informações para subsidiar decisões da administração pública”, sintetiza o presidente do Instituto, Carlos Alberto Facco. O Ipplan poderá também realizar parcerias com instituições de ensino e pesquisa para o compartilhamento de informações de interesse do município.

Caberá ao Ipplan os projetos estruturantes do planejamento urbano e controle da gestão territorial do município

Inauguração

Além do prefeito Tauillo Tezelli e representantes da sociedade organizada, o evento de inauguração foi marcado pela participação de um robô que interagiu com o cerimonial, trazendo informações sobre o Instituto.

“A criação de um Instituto de Planejamento era um projeto que fazia parte do nosso Plano de Governo quando disputamos a eleição em 2012. Por isso, esse momento é muito marcante não apenas para o município quanto para nós que somos responsáveis pela gestão”, enfatizou o prefeito Tauillo.

Ainda durante o evento o prefeito Tauillo recebeu do Ipplan uma placa como forma de reconhecimento pela iniciativa de implantação do instituto. Na placa foram impressos os dizeres do poeta e estadista francês Victor Hugo: “O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade”.