Piquirivaí: Cooperativa mirim de escola desperta interesse de outros estados

Um grupo de profissionais da área da Educação e especialistas em investimentos e sustentabilidade do Paraná e de outros quatro estados brasileiros estiveram nessa quinta-feira (22), na Escola Municipal Narciso Simão, no distrito de Piquirivaí. A comitiva veio conhecer o funcionamento do projeto da cooperativa mirim “Cooperjuntos”, iniciada em 2023 em parceria com o Sicoob.

A visita técnica contou com representantes dos estados de Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba e Goiás, além do Paraná. Os alunos que fazem parte da diretoria da cooperativa apresentaram o projeto e alguns resultados. Eles também entregaram um brinde produzido pela cooperativa a cada um dos visitantes. Representantes da Secretaria Municipal da Educação também participaram da recepção.

O programa tem como objetivo principal disseminar os valores e princípios cooperativistas, promovendo atividades econômicas, sociais e culturais, estimulando o empreendedorismo e colaborando com a formação de futuras lideranças cooperativistas.

“A cooperativa mirim é uma associação de alunos que, sob a direção de um professor orientador, unem-se voluntariamente visando satisfazer anseios e necessidades comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo”, explica a diretora da Escola, Angela Vieira.

Ela ressalta que os pequenos cooperados é que dirigem e coordenam as atividades da cooperativa, o que ajuda no desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo.