Plano de arborização será tema de audiência pública em Campo Mourão

O município de Campo Mourão, por meio da da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), vai realizar uma audiência pública para tratar da implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana. O evento será realizado no próximo dia 10 de julho, às 19 horas, no Centro da Juventude Itachir Tagliari.

O plano de arborização traz um diagnóstico do município e apresenta uma proposta, estabelecendo métodos, medidas e diretrizes a serem adotadas para o gerenciamento e planejamento da arborização de vias, logradouros e demais áreas verdes públicas, visando medidas relacionadas as árvores existentes, locais e procedimentos para o plantio, seleção de espécies e mudas, entre outros.

“É muito importante a participação da sociedade, para que colaborem de maneira ativa, com questionamentos, sugestões e propostas, contribuindo com melhorias que poderão ser anotadas e incorporadas ao documento”, argumenta o secretário municipal da Sema, Franco Sanches.

O Plano contém o planejamento da arborização urbana do município de Campo Mourão, indicando as espécies recomendadas e não recomendadas, bem como os procedimentos para plantio e replantio. Além disso, apresenta as práticas de manutenção e de monitoramento da arborização implantada, campanhas de educação ambiental, entre outras.

Números de Campo Mourão

Atualmente existem cerca de 47 mil árvores na sede do município, das quais 57,76% poderão ser mantidas na arborização urbana. O restante, 42,24%, deve ser substituído por apresentar alguma interferência/conflito, fitossanidade, ou por não serem recomendadas para a arborização urbana.

“Essa substituição será realizada de forma gradual e as espécies cortadas deverão ser substituídas por espécies adequadas ao nosso bioma e região, as quais, também serão indicadas no plano de arborização”, informa o secretário da Sema, Franco Sanches.

O município mantém o Horto Municipal, na Vila Guarujá, onde são produzidas 21 mil espécies arbóreas por ano, além de 55 mil mudas de flores, que são utilizadas nos canteiros centrais e paisagismo em geral.