PM distribui cartilha com dicas de segurança a empresários
Quando se adquire um carro no valor de R$ 30 mil a maioria das pessoas se preocupa em colocar alarme e fazer seguro. Em Campo Mourão, porém, alguns comerciantes colocam na vitrine um estoque de R$ 300 mil sem nenhum tipo de segurança. Com essa comparação, o capitão Hermon Alves de Lima, do setor de Planejamento e Estatística do 11º BPM, pediu a colaboração dos empresários contra furtos e roubos durante reunião da Acicam na quarta-feira (23).
Na palestra aos empresários, divulgada em live, ele apresentou dados estatísticos que mostram redução do número de furtos e roubos na cidade. Ele também distribuiu uma cartilha com dicas de segurança ao comércio. “A segurança pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. Ninguém faz nada sozinho e a prevenção é muito importante”, sintetizou. Ele também explicou a diferença dos termos usados para identificar o tipo de crime (furto ou roubo).
O capitão lembrou que apesar dos esforços das forças de segurança, não tem como colocar um policial na frente de cada comércio. Daí a importância de investir em prevenção. “O criminoso costuma aproveitar uma oportunidade. Uma câmera, por exemplo, já inibe uma ação de furto”, orientou. A exposição demasiada de produtos de alto valor também atraem ladrões. “Não podemos jamais colocar a culpa na vítima, mas vamos lembrar sempre sobre a responsabilidade de todos”, enfatizou.
Pelos levantamentos da PM por meio de monitoramento certos tipos de portas também facilitam a vida dos criminosos. “Vimos por câmeras que com uma simples chave de fenda um ladrão conseguiu abrir a porta de vidro e com o pé abriu a grade de proteção”, relatou. Muitos furtos, segundo ele, são facilitados pelo acabamento da porta ou mesmo produtos do lado de fora das lojas. “Temos visto que muitos facilitam a vida de quem pretende furtar”, reforçou.
Ele também lembrou da importância de registrar Boletim de Ocorrência em caso de furto ou roubo. “São esses dados que vão gerar as estatísticas que vão influenciar as políticas de segurança pública”, justificou. Pelo levantamento feito pela PM de janeiro a setembro, o número de furtos e roubos caíram mês a mês, totalizando uma queda de 35 por cento. “Os números demonstram o bom trabalho das nossas equipes que tem atuado em diversas linhas de frente para garantir uma segurança pública de qualidade à população”, observou.