Polícia Civil incinera quase 4 toneladas de drogas em Campo Mourão
A Polícia Civil de Campo Mourão fez na manhã desta quinta-feira (23), a incineração de quase 4 toneladas (3,5 ton) de drogas apreendidas durante ações das forças de segurança nos últimos dois meses. O entorpecente foi destruído em um forno industrial cedido à polícia por uma empresa.
A droga foi queimada com autorização do Poder Judiciário e Ministério Público. O delegado operacional da 16ª Subdivisão Policial (SDP) de Campo Mourão, Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto, que coordenou a ação, comentou que o processo de queima de drogas é realizado a cada dois ou três meses.
Ele disse que a 16ª SDP recebe e armazena os entorpecentes em um cofre e, quando atinge uma quantidade considerável, é destruída com autorização da Justiça. “Somos responsáveis por todo entorpecente apresentado na delegacia”, explicou.
Das cerca de 3,5 toneladas incineradas nesta manhã, estão maconha, crack, cocaína, entre outros entorpecentes químicos. O material destruído faz parte de inúmeros inquéritos referentes ao tráfico de drogas concluídos ou que ainda estão em andamento na cidade. Para o delegado, é uma quantidade considerável. “Vamos fazer a destruição para esvaziar os cofres porque sabemos que posteriormente vamos receber mais”, frisou.
Neto disse que as drogas apreendidas são resultados das ações de todas as forças de segurança como, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual. “São apreensões feitas por todas estas instituições que atuam unidas no combate e repressão a este crime”, ressaltou.
Ele lembrou que é fato que Campo Mourão é rota utilizada por traficantes para o tráfico de entorpecentes e, que, os volumes expressivos de apreensões acabam se tornando ‘naturais’. “Todas as forças policiais estão empenhadas no combate ao tráfico de drogas, porque sabemos que esta prática leva a várias outras modalidades de crimes como homicídios, roubos, furtos, entre outros”, observou.