Polícia Militar orienta sobre películas em veículos
Conhecer as leis de trânsito é uma obrigação dos condutores de veículos. Nem todos, porém, estão atentos a certas normas, como por exemplo sobre a instalação de películas (insulfilm). Caso instaladas em desacordo com a legislação, além de multa pode render retenção do veículo e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na tarde desta sexta-feira (11), o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar realizou mais uma ação na área central de Campo Mourão, onde os condutores receberam orientações. Em live transmitida pela página do 11º BPM, o cabo Bezerra prestou alguns esclarecimentos sobre a instalação de películas.
“O condutor deve estar ciente que a película espelhada não pode ser colocada na parte envidraçada. Se isso ocorrer o policial vai fazer a notificação para retirada. Caso ele se negue a retirar, o veículo é retido e terá que remover no pátio da Ciretran”, explica. A instalação de películas proibidas configura infração grave, cuja multa é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. “A responsabilidade é do proprietário do veículo”, enfatiza o policial.
A transparência da película dependerá da localização dos vidros. No para-brisas não podem ser instalada película, pois o grau de transparência, de no mínimo, 75 por cento, já vem de fábrica. Os vidros laterais dianteiros precisam respeitar o limite mínimo de 70 por de transparência.
Já os vidros laterais traseiro e para-brisas traseiro a transparência deve obedecer no mínimo 50 por cento. “A proteção dos raios do sol está ligada a qualidade da película e não ao nível de escurecimento dos vidros”, explica Bezerra.