Política pública voltada à causa animal será apresentada a municípios da região na Comcam
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar da cidade de Maringá, Marco Antonio de Azevedo, estará apresentando nesta sexta-feira (8), a partir das 9 horas, na sede da Comcam, a municípios, projeto de política pública voltada à causa animal na Cidade Canção que vem rendendo resultados positivos.
O objetivo é trocar experiências do projeto que está dando certo com os demais municípios, uma vez que a questão de animais soltos nas ruas tem se tornado um problema de saúde pública. O secretário apresentará informações como: pilares da política pública da causa animal implantada em Maringá, ações realizadas; resultados obtidos; ações que não deram certo; planejamento; estratégias, e os principais desafios.
A iniciativa foi implantada na Cidade Canção com a criação da Diretoria de Bem-Estar Animal, criada no início da gestão Ulisses Maia, em 2017, e age em prol dos animais “que têm direitos, porém não têm voz para lutar por esses direitos”, explica a diretora da pasta.
O secretário Marco de Azevedo, comenta que a diretoria foi o primeiro passo para implementação de uma política pública voltada à causa animal. A diretoria tem a atribuição de gerir de forma permanente o controle populacional, realizar ações contínuas de bem-estar e de educação ambiental.
A estrutura da diretoria é composta pela sede administrativa, onde é feito o atendimento dos animais de rua doentes e feridos. São ofertados os serviços de atendimento a denúncias de maus-tratos; castrações; atendimento médico veterinário para animais de rua; feiras de adoção; transporte de animais e projeto de conscientização continuada (Aluno Amigo dos Animais).