Ponto de encontro de jovens amanhece repleto de lixo
O fim de semana com feriado prolongado foi marcado por várias confraternizações, mesmo com as medidas restritivas impostas pelo poder público por conta da pandemia de Coronavírus. Um dos locais onde jovens costumam reunir-se é uma área aberta às margens do contorno de Campo Mourão, próximo ao viaduto da PR-487, na saída para Luiziana.
A área onde eles ficam, porém, amanhece repleta de lixo jogado a céu aberto, num evidente desrespeito ao meio ambiente. Copos descartáveis, garrafas pet, litros de bebida alcoólica ou energéticos, sacolas de embalagens de gelo, carteiras de cigarros e até máscara ficam espalhados às margens da pista.
Além disso, o local também é usado para manobras perigosas com veículos. No fim de semana, conforme já noticiado pela TRIBUNA, dois jovens que estavam lá morreram ao caírem de uma moto na descida do viaduto. O condutor estaria trafegando pela contramão e bateu em um caminhão. No local também ocorrem brigas e já foi registrado até assassinato.
Parte do público frequentador oferece resistência quando abordado por autoridades. Denúncias também chegam na Ouvidoria Municipal. “A fiscalização desse local, por ser às margens de uma rodovia em área aberta, depende de um estudo de autoridades de segurança”, explica o secretário municipal de Controle, Fiscalização e Ouvidoria, Cristiano Augusto Calixto.
O gerente da empresa responsável pela limpeza urbana explica que uma vez por semana é recolhido lixo naquela região da cidade, porém o caminhão da coleta só recolhe os materiais devidamente acondicionados em sacolas. “Não juntamos lixo espalhado”, esclarece. Com isso, o local se torna um ambiente propício para proliferação, por exemplo, do mosquito da dengue.