Por relaxo de moradores, em três semanas, município fez mais de 950 notificações e 70 multas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal de Campo Mourão divulgou o resultado do trabalho realizado nas últimas três semanas na campanha contra a dengue. Mais de 950 proprietários de imóveis que não promoveram a limpeza foram notificados e mais de 70 multas emitidas.
Além disso, nesse período a SEMA participou de seis mutirões e contemplou 18 bairros com coleta de resíduos e limpeza de terrenos. Ao todo, foram recolhidos 65 caminhões de entulhos, volumosos e lixo, e executados 943.000 metros de roçada de terrenos públicos e particulares.
Além da Saúde e SEMA, o trabalho de combate a dengue do município tem o apoio de várias secretarias, unidas numa força tarefa nos bairros com maiores índices de infestação.
O secretário municipal Franco Freire Sanches, reforça que a responsabilidade pela limpeza de imóveis particulares é dos proprietários. Caso não seja feito, o município faz a notificação, que além da multa ao infrator pode render processo criminal por crime contra a saúde pública.
O número oficial de casos de dengue em Campo Mourão já passa de 1.500 (contados a partir de agosto de 2023) e os números não param de subir. O movimento diário nas Unidades de Saúde de pacientes com sintomas da doença é intenso. O município decretou situação de emergência em saúde pública.