Posse de Dom Bruno na Diocese de Ponta Grossa será dia 10 de agosto

Anunciada na última semana sua transferência, já há data marcada para a posse canônica do Bispo Dom Bruno Versari, de Campo Mourão, na Diocese de Ponta Grossa. Ele assumirá no dia 10 de agosto, em solenidade marcada para às 10 horas, na Catedral Sant’Ana. Dom Bruno foi nomeado pelo Papa Francisco após a renúncia do Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi daquela Diocese.

O comunicado de posse foi anunciado nas redes sociais da diocese de Ponta Grossa. Até o momento não há um nome definido para assumir a Diocese de Campo Mourão. Dom Bruno está tomando conhecimento dos procedimentos e dos passos que deve tomar para posteriormente decidir os devidos encaminhamentos. Ele disse que convocará uma reunião com o Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores para ver os passos que devem ser seguidos.

“Rezem por mim, rezem pela igreja, e que Deus continue nos iluminando na missão que é dele e onde ele precisa de cada um de nós. Abraço e Deus continue nos abençoando na vocação e na missão”, disse o religioso.

Dom Bruno foi ordenado e assumiu a diocese de Campo Mourão em 2017, sendo sua primeira experiência no episcopado. Atualmente dom Bruno preside também a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo ainda bispo referencial da Pastoral do Dízimo da CNBB/Regional Sul 2.

Assim que houve o anúncio público pelo Papa, Dom Sérgio e Dom Bruno conversaram por chamada de vídeo. “Ele é uma pessoa maravilhosa. Todos vão gostar dele”, disse dom Sérgio, se mostrando alegre e grato a Deus com o comunicado.

É na alegria e no espírito de serviço que quero me dedicar ao serviço de evangelização, continuar a missão que outros conduziram. Vamos juntos construindo o Reino de Deus nessa terra, nesta diocese, aonde Deus nos chama. Deus continue nos iluminando nessa missão e nessa tarefa de evangelização”, comentou dom Bruno.

Dom Bruno Versari foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão no dia 19 de abril de 2017, pelo Papa Francisco. Nascido em 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota, em São Paulo, Dom Bruno foi ordenado sacerdote em 3 de janeiro de 1988, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Floresta.

Em sua trajetória como presbítero atuou como ecônomo da arquidiocese de Maringá; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros, de 2000 a 2009, e vigário geral da arquidiocese de Maringá.

Como reconhecimento dos serviços prestados à comunidade de Campo Mourão, o Bispo recebeu no dia 4 deste mês, a maior honraria de Campo Mourão: o título de Cidadão Honorário do município. A homenagem foi entregue pelo autor da proposta, Paulo Pilatte; a vice-prefeita, Fátima Nunes; e a primeira-dama, Hosana Tezelli.