Prefeitos discutem pautas regionais durante encontro em Campo Mourão
Pelo menos 15 prefeitos dos 25 municípios da região participaram de um encontro na manhã desta sexta-feira (11), na sede da Comcam, para discutirem pautas regionais. Entre os assuntos abordados estão: projetos de habitações populares, modernização do Departamento de Engenharia da Comcam para aumentar a demanda de atendimentos às prefeituras, e ações de fortalecimento do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom).
O presidente da Comcam/Condescom, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna, informou que está atuando junto aos demais prefeitos para implantar um novo sistema de gestão e criação de projetos de engenharia para atender os municípios: a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção). Trata-se de um processo que envolve várias ferramentas, tecnologias e contratos para a geração e gestão de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.
Dentro deste processo, uma nova estrutura será implementada na Comcam com investimentos significativos. A ideia é que a implantação tenha início já a partir do começo do próximo ano. Além disso, a ideia é que o engenheiro civil da Comcam, Diogo Pereira, possa passar treinamento a engenheiros civis dos demais municípios sobre a tecnologia. “A nova ferramenta irá gerar economia aos municípios, padronização de projetos, projetos mais acertivos, além da redução de prazo de elaboração e orçamentos de projetos”, explicou o engenheiro.
Oliveira destacou que vem atuando de forma conjunta aos municípios para fortalecer a Comcam e o Condescom. “O Condescom é um consórcio novo, temos muito a crescer ainda”, comentou. Ele ressaltou que dentro deste processo de fortalecimento está a modernização do Departamento de Engenharia.
“Desta forma estará mais preparado para atender a demanda regional. Não adianta o prefeito buscar o recurso sem projeto. Se não tiver projeto nada acontece. Por isso estamos buscando as ferramentas mais modernas do mercado para implementar aqui na Comcam e no Condescom para que possamos ter mais agilidade, captar mais recursos e fazer que o dinheiro venha aos municípios. Para isso precisamos da união dos prefeitos”, disse o presidente da Comcam.
Moradias
Sobre moradias para a região, a Construtora Vaz de Mello, de Campo Mourão, busca uma parceria com os municípios para a construção de casas com preços acessíveis à população. O objetivo é desburocratizar o processo fazendo com que mais pessoas possam ter acesso à casa própria. A empresa tem vasta experiência no segmento.
“Estamos buscando parcerias para implantação de moradias. Existe uma demanda muito grande na região. Com a Vaz de Mello temos um exemplo de sucesso que foi em Peabiru, onde foram construídas mais de 80 moradias com parcelas acessíveis aos moradores. A empresa apresentou o projeto aos prefeitos que ficaram otimistas. Acredito que bons frutos virão pela frente”, disse Oliveira.
Prefeitos no encontro
Participaram da reunião os prefeitos Leandro Oliveira (Araruna); Tauillo Tezelli (Campo Mourão); Same Saab (Iretama); Wilson Tureck (Luiziana); Rafael Bolacha (Moreira Sales); Airton Agnolin (Nova Cantu); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Joel Buscariol (Boa Esperança); Ismael Dezanoski (Janiópolis); Julio Frare (Peabiru); Oclécio Meneses (Farol); Leonardo Romero (Quinta do Sol); Akio Abe (Quarto Centenário); Ricardo Radomski (Mamborê); e o vice-prefeito de Ubiratã, Alexandre Molina, representando o prefeito Fábio D’Alécio.