Prefeitura de CM abre licitação no valor de R$ 25,5 milhões para construção do AME

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, autorizou abertura de licitação para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o novo Ciscomcam. O certame é no valor de R$ 25,5 milhões. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 8 de maio, às 9 horas, no Setor de Licitação da prefeitura.

A construção da sede do ambulatório será próximo ao Hospital Santa Casa. O município já iniciou, inclusive, obras de infraestrutura no local, como a pavimentação asfáltica para acesso à unidade. Em janeiro deste ano, o então Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, esteve na sede da Comcam, onde anunciou a liberação dos recursos. A solenidade foi acompanhada por prefeitos, vereadores, secretários da saúde, entre outras autoridades e lideranças locais e regionais. O AME será construído em um terreno doado pela família Gurgel.

Na ocasião, o prefeito do município, Tauillo Tezelli, disse que é um investimento muito especial para toda a região. “Sempre afirmei que a Sesa deve estar próxima dos municípios e é exatamente isso que encontramos nessa gestão. O olhar municipalista tem garantido grandes avanços ao interior e o AME é mais uma prova desta capacidade”, falou, ao destacar que a construção do AME é uma obra que ficará para a história de Campo Mourão e da Comcam. Segundo ele, ‘nunca houve um investimento tão alto em saúde na região como este’.

A expectativa é que após o processo licitatório o Ambulatória seja construído em, no máximo, 1 ano e 6 meses. Dentre as especialidades atendidas, o ambulatório ofertará procedimentos de oftalmologia, cardiologia, pediatria de alto risco, neuropediatria, ortopedia, traumatologia, cirurgia geral, entre outras.

A unidade contará com equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, e será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Campo Mourão (Ciscomcam).

“Esse ambulatório representa um novo passo na história de todos os municípios que integram o consórcio. Temos apenas a agradecer por toda a parceria e comprometimento que encontramos no Governo do Estado”, destacou o presidente do Ciscomcam, Rafael Brito.

O AME ocupará um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados, contará com 37 consultórios e dez salas de exames, permitindo uma capacidade de até 20 mil atendimentos por mês. Para se ter ideia, atualmente o Ciscomcam faz em média mil consultas por mês. Ou seja, a capacidade de atendimento será aumentada em 10 vezes.

Modalidade

O AME atende a duas modalidades: “tipo I” e “tipo II”. No caso de Campo Mourão será construído dentro da “modalidade I”, a mais completa, com maior número de consultórios e mais de 4 mil metros quadrados de construção. No “tipo II”, as obras contemplam cerca de 2,5 mil metros quadrados com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Nesta modalidade, a capacidade de consultas mês é de cerca de 12 mil.