Prefeitura e Acicam assumem emissão de Carteiras de Trabalho

Começou a funcionar nesta segunda-feira (03) o atendimento para emissão de carteiras de trabalho em uma sala no térreo do prédio da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). O serviço é prestado por um servidor da prefeitura e uma funcionária da associação.

A parceria foi necessária em razão da demanda pelo serviço que até então era prestado apenas pela Agência do Ministério do Trabalho no município. Entretanto, como o governo federal mantém apenas uma funcionária, a agência fica constantemente fechada em razão de férias ou licença da servidora. Sabemos não é obrigação da Acicam muito menos da prefeitura, mas absorvemos esse serviço para que nossos trabalhadores não sejam tão prejudicados como vinha acontecendo, justificou o presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva.

O chefe da Agência do Trabalhador do município, Alexandre Galland, explica que a senha de acesso ao sistema foi liberada pelo Ministério na semana passada, quando foram instalados os equipamentos. Graças a esse convênio poderemos aliviar esse transtorno dos nossos trabalhadores, disse Galland, ao acrescentar que a previsão é que o documento fique pronto entre 7 e 10 dias a partir de quando é requerido.

O atendimento precário do Ministério em Campo Mourão se arrasta há cerca de dois anos, quando uma das duas funcionárias foi realocada para Maringá e a cidade ficou apenas com uma servidora de carreira. Mesmo quando está aberta, em razão do volume de serviços, a demora no atendimento é muito grande, observa o vereador Edilson Martins, um dos que cobrou providências. O governo federal, desde as gestões anteriores, não oferece condições de trabalho nessa Agência, criticou o vereador, ao lembrar que até tinta na impressora já chegou faltar.

A demora e até falta de atendimento em Campo Mourão fazia com que grande número de pessoas procurasse as cidades de Araruna e Peabiru, onde as agências do Trabalhador emitem a Carteira de Trabalho.