Prefeitura e bandeira de Campo Mourão completam 60 anos neste sábado
Em 29 de junho de 1964, Campo Mourão inaugurava o Paço Municipal “10 de Outubro”, que se tornou um símbolo da arquitetura moderna da cidade, marcando a transição da madeira para a alvenaria. Na mesma data foi criada a bandeira do município.
A obra do paço, iniciada em 1962 sob a gestão do prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, foi um marco para a comunidade. O dia da inauguração foi decretado feriado municipal pelo então prefeito Milton Luiz Pereira. Além de uma missa em ação de graças, teve o descerramento de uma placa comemorativa e a bênção do bispo Dom Eliseu Simões Mendes.
A placa de inauguração destacava a frase “do esforço comunitário ergueu-se este prédio” e incluía os nomes dos prefeitos responsáveis pela obra. O novo prédio também foi equipado com mobiliário da marca Cimo, uma referência nacional em móveis de madeira.
Simultaneamente à inauguração do Paço, foi realizada a apuração do concurso público para a escolha da bandeira do município. A população foi convidada a votar em uma das sete propostas apresentadas pelo artista plástico Augusto Conte, de Curitiba. A proposta vencedora, a de número dois, trouxe uma inovação ao representar o povo acima dos três poderes nos vértices da bandeira. A bandeira sofreu duas alterações, uma em 1972 e outra em 2005, para corrigir aspectos conflitantes com a heráldica.
Com a inauguração do Paço Municipal, a estrutura administrativa de Campo Mourão passou por uma reforma significativa. Foram criados os departamentos de saúde, assistência social, viação e obras públicas, agricultura, jurídico e educação e cultura, modernizando e ampliando a capacidade administrativa do município.
Reforma
Este ano de 2024, quando Campo Mourão celebra os 60 anos do Paço Municipal e da bandeira, o prédio passa por uma reforma geral, após sofrer vários danos causados por um temporal em outubro de 2023. Por ser tombado pelo patrimônio histórico desde 2004, a reforma preserva o desenho arquitetônico original.
“Já tínhamos um projeto pronto para reformar o Paço Municipal, cuja estrutura apresenta muitos problemas, como na parte hidráulica e elétrica. Com os danos ocasionados pelo temporal, que obrigou a desocupação temporária de algumas salas, a administração municipal decidiu aproveitar para executar a reforma já prevista”, explica a secretária municipal de Administração, Maria José.
Com informações de Jair Elias