Prefeitura libera funcionamento da Feira do Produtor em CM a partir desta segunda-feira
Após mais de um mês fechada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Campo Mourão autorizou o funcionamento das Feira do Produtor e Feira da Economia Criativa a partir desta segunda-feira (27). Para a reabertura das feiras, o município considerou o controle sobre o conoravírus na cidade. Conforme números oficiais da Saúde, a taxa atual de ocupação de leitos de enfermaria é de 20% e de leitos de UTI de 33% no município.
De acordo com o decreto publicado pelo prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), a Feira do Produtor poderá funcionar de segunda-feira a sábado, das 16 às 21h00, e a Feira da Economia Criativa aos domingos das 9 às 20 horas. Para funcionamento, os feirantes terão de atender a uma série de regras, como espaçamento mínimo de dois metros entre as barracas; presença de no máximo dois feirantes por banca, sendo eles os únicos a manusearem os produtos; e uma pessoa designada exclusivamente para trabalhar no caixa, de preferência que tenha idade inferior a 60 anos.
Os feirantes terão ainda de implantar fita de isolamento que impeça o consumidor a se aproximar a menos de um metro dos produtos expostos, de forma que apenas eles possam manuseá-los. Estão proibidos também brinquedos e áreas de recreação; degustação e consumo no local de alimentos ou bebidas, entre outros.
Os feirantes deverão também adotar condições de higiene; realizar a limpeza e higienização das bancas, utensílios e produtos comercializados, inclusive ao montar e desmontar as barracas no início e fim das feiras; organizar as filas de clientes de forma que os mesmos mantenham sempre a distância mínima de dois metros entre si, ficando proibida a aglomeração de pessoas nos arredores das barracas; e disponibilização de produtos de higienização como álcool em gel ou álcool 70% para os consumidores e trabalhadores.
Números
De acordo com o “Boletim Covid” divulgado pela prefeitura, Campo Mourão continua com 33 casos de coronavírus; 20 suspeitos; 105 pessoas monitoradas com sintomas gripais;356 casos descartados; e 21 pacientes recuperados. Os óbitos continuam em 4. O município tem ainda cinco pessoas internadas em leitos clínicos (3 de Campo Mourão e 2 da Comcam) e 3 na UTI-Covid (2 de Campo Mourão e 1 da Comcam).