Prefeitura mantém comércio fechado e determina uso de máscaras à população
O comércio lojista e varejista de Campo Mourão vai continuar fechado nesta semana, conforme informações adiantadas à imprensa pela Assessoria de Comunicação da prefeitura. Além disso, novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) foram implementadas pela administração municipal, como obrigação do uso de máscaras de proteção ao morador sair de casa.
Somente os serviços essenciais continuam em funcionamento, como mercados e supermercados, farmácias, distribuidoras de gás e água, atividade industrial, entre outros. Nestes casos, os empresários terão de fazer o fornecimento de máscaras aos seus colaboradores. A prefeitura ainda não publicou decreto com detalhes das novas medidas. A administração sinaliza a possibilidade de abertura gradual do comércio somente a partir do dia 20 de abril.
Outra nova exigência estabelecida pela prefeitura é que a partir desta semana os supermercados da cidade só poderão vender produtos alimentícios. Haverá ainda mais rigor no controle de filas destes estabelecimentos e também de agências bancárias e casas lotéricas. Hotéis e similares não poderão hospedar pessoas de outros municípios.
De acordo com a administração municipal, a decisão foi tomada em conjunto com o Comitê Municipal de Acompanhamento do Coronavírus, considerando o alto índice de mortes e casos de Covid-19 em Campo Mourão. Para se ter ideia, a cidade tem atualmente 26 casos confirmados e quatro mortes – três homens de 56, 59 e 72 anos e uma mulher de 84-, pela doença. O número levou a região a configurar a 5ª do país com maior taxa de mortalidade pelo vírus.
O índice na Comcam é de 1,2 morte para cada 100 mil habitantes. Além de Campo Mourão, há um óbito registrado em Iretama, um homem de 51 anos de idade, e Campina da Lagoa, 42. Hoje, às 18 horas, o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), acompanhado de secretários, fará uma live da página oficial do município, no Facebook, onde repassará mais detalhes.
Outros municípios
Se de um lado Campo Mourão vem endurecendo as medidas de enfrentamento à pandemia, por outro lado municípios da região vem autorizando a reabertura do comércio, contrariando orientações de autoridades sanitárias e saúde, mesmo que implantando restrições.
O comércio está funcionando desde a semana passada, por exemplo, nas seguintes cidades: Araruna, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz; Moreira Sales; Quarto Centenário; Rancho Alegre D’Oeste; e Goioerê.
A partir desta segunda-feira (13), Peabiru e Ubiratã já anunciaram a volta do funcionamento das lojas. Em Boa Esperança, o prefeito Wenderson da Silva Pereira dos Santos, fechou o comércio apenas dois dias após a sua reabertura, devido o avanço dos vírus na região. “A vida em primeiro lugar”, justificou. Já em Campina da Lagoa, o prefeito Milton Luiz Tavares publicou decreto determinando o fechamento do comércio por tempo indeterminado.

