Previsão de fortes chuvas na região, com risco de tempestade, vai até o início da próxima semana
A instabilidade do tempo, que estava prevista para esta semana na região de Campo Mourão, se confirmou, com ocorrência de chuvas isoladas e tempo abafado em diversos municípios. Até o início da próxima semana, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento do Paraná (Simepar) prevê alto volume de chuva em todo o estado, incluindo os municípios da Comcam, em função de uma frente fria que avança no estado.
A precipitação esperada é de quase 130 milímetros só em Campo Mourão, por exemplo, até segunda-feira (9), quando a previsão indica as maiores quantidades de chuva, variando entre 47,7 milímetros neste sábado, 32,3, no domingo (8) e 49,6 na segunda-feira. Conforme o Simepar, a possibilidade de tempestades em diversas cidades do Paraná não é descartada, podendo ocorrer chuvas com raios e ventos fortes.
“Tendência para as próximas horas é de o tempo se manter instável, ou seja, o sábado vai continuar bastante instável no Paraná, e as previsões para domingo e segunda-feira são ainda de muita chuva no estado”, informou Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
“A condição para alagamentos e enchentes continua muito alta em boa parte do estado”, alertou o especialista. No início da tarde deste sábado (7), a Estação Meteorológica de Campo Mourão registrou rajadas de vento de até 32 quilômetros por hora, com velocidade de 19,8 quilômetros por hora.
Com a frente fria que avança na região sul do Brasil, as temperaturas também devem ficar mais amenas na região de Campo Mourão, variando entre mínima de 21ºC e máxima de 26ºC até esta segunda-feira. Ainda há previsão de precipitação até terça-feira (10), porém com acúmulo menor no município, de 3,7 milímetros.
O sol deve aparecer novamente a partir de quarta-feira (11), quando a probabilidade de ocorrência de chuva é de 0%. Há possibilidade de as chuvas retornarem no próximo final de semana.