Procon de Campo Mourão inicia mutirão online de renegociação de dívidas
O Procon de Campo Mourão iniciou nesta quarta-feira (1º) e prossegue até o dia 31 deste mês um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação é realizada envolvendo os Procons do Paraná e do Brasil em parceria com a Proconsbrasil, Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban.
Para participar, os interessados deverão acessar a plataforma www.consumidor.gov.br e se cadastrar. Podem participar pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia.
“Este é o momento de o consumidor de Campo Mourão quitar suas dívidas, limpar o seu nome e voltar a ter crédito. Sabemos que a pandemia da Covid-19 deixou muita gente em dificuldades e muitos consumidores não conseguiram honrar suas dívidas”, comentou diretor do Procon do município, Sidnei Jardim Mais de 100 bancos e instituições financeiras estão participando da ação. “O objetivo é que os consumidores consigam quitar suas dívidas e voltem a ter crédito”, frisou.
Cadastro
Para participar da ação, o consumidor deve fazer o seu cadastro na plataforma www.consumidor.gov.br. Em seguida ele receberá um login e senha, devendo fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.
Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.
Números
O endividamento atingiu 77,9% das famílias brasileiras em 2022, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada em janeiro deste ano pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O número representa um recorde da série iniciada em 2010, sendo o 4º aumento anual consecutivo. Também houve alta de 7 pontos percentuais no número de lares com dívidas em relação ao último ano. Em 2020 e 2021, o percentual de endividados foi de 66,5% e 70,9%, respectivamente.
Segundo a CNC, o rápido aumento dos juros entre 2020 e 2022 coincidiu com a alta de 14,3 pontos na proporção de endividados no Brasil. Além disso, a entidade afirmou que, no período pós-pandemia, os consumidores teriam intensificado a busca por crédito, “mesmo em um contexto de alta dos juros”.