Procon de Campo Mourão orienta consumidor para compras na Black Friday
Com a aproximação da Black Friday – de 25 a 26 de novembro deste ano– o Procon de Campo Mourão já orienta os consumidores que pretendem fazer compras durante a promoção. No município, várias participarão da campanha que promete super descontos que podem chegar até 70%. Porém, todo cuidado é pouco para que a compra não se torne uma dor de cabeça.
A principal orientação do Procon do município é que o consumidor pesquise e faça comparações de preços antes e no dia da promoção para evitar cair em ‘pegadinhas’. O diretor do Procon do município, Sidnei Jardim, reforça aos consumidores que procurem valorizar o comércio local para girar a economia no município. “Além disso, temos poucas reclamações em relação às compras realizadas por aqui. E caso haja problemas, será mais fácil resolver”, orientou. Ele disse que o órgão já vem monitorando os preços para conferir se as ofertas que serão anunciadas durante a grande promoção são reais. Os cuidados devem ser tomados principalmente para compras pela internet.
Em Campo Mourão e região o comércio terá horário de funcionamento especial nos dias da Black Friday. No primeiro, será aberto das das 9 às 22 horas, enquanto no segundo, das 9 às 17 horas. O horário especial de funcionamento dos estabelecimentos comerciais está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho entre os Sindicatos Empresarial do Comércio, Associação Comercial e Industrial (Acicam), e Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam).
Orientações
Entre as orientações, o consumidor deve guardar anúncios, fazer “prints” da publicidade realizada antes e durante a promoção para não ser enganado por falsas ofertas. O Código de Defesa do Consumidor garante o cumprimento forçado da oferta de menor valor ou a restituição em dobro se já tiver ocorrido o pagamento. Já se a compra for online, deve ser feita em sites confiáveis. A pessoa deve também verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega.
“Nas compras online, pesquise os produtos desejados com antecedência, observando suas características, funções e histórico de preços como nos sites zoom, buscapé e o aplicativo Menor Preço que é do Governo do Paraná. Também verifique se o site disponibiliza em destaque as informações obrigatórias como razão social e CNPJ, endereço físico e eletrônico necessárias a sua localização”, alertou Jardim.
Ele orientou que antes de qualquer compra a pessoa deve calcular quanto do seu orçamento pode ser comprometido. “Fique atento ao valor do frete, pois sendo muito alto a promoção tende a não valer a pena. Confira se não há alteração no preço informado inicialmente até o pagamento”, falou, ao pedir ainda que o consumidor ‘desconfie’ de fornecedores que só aceitam pagamento via depósito ou transferência bancária.
Quanto às lojas físicas, estas devem mostrar nas vitrines o preço à vista e quando à prazo, o valor total e a quantidade de parcelas e seus valores juntamente com juros. “Procure lojas confiáveis pela internet que você ou amigo já tenha comprado. Essa conduta diminui o risco de golpes. Desconfie de preços muito baixos e evite fazer compras clicando em banners nas redes sociais. Quando receber o produto verifique imediatamente a qualidade, se realmente é o que comprou, se não há avarias e se não é o produto de mostruário, pois o consumidor tem sete dias de arrependimento caso tenha comprado online”, ressaltou.
Além disso, devem ser verificadas as condições de compras à prazo, por exemplo, se o desconto da Black Friday vai continuar na compra parcelada. “Combine e registre o prazo da entrega e saiba sobre a política de troca da empresa. Esteja ciente de seus direitos. Qualquer produto deve ter todas as informações claras e em língua portuguesa. Em caso de defeito no produto, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema”, acrescentou.
Dicas para as compras
* Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir, seja de forma virtual ou física. Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo. Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS;
* Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor;
* Nunca faça compras por impulso, pois isso pode lhe trazer transtornos não amparados pela lei. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas;
* Se o consumidor pretende comprar algum produto e está aguardando a chegada da “Black Friday”, já deve ter realizado algumas pesquisas sobre o produto que pretende adquirir;
* Sempre tomar o cuidado, em ambiente virtual, de verificar se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall;
* Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais;
* Pesquise e fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites Reclame Aqui e Consumidor.gov são boas fontes para essas informações;
* Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver;
* O seu direito de arrependimento vale também nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor;
* Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.