Procon de Campo Mourão orienta consumidor para não cair em ‘pegadinha’ na Black Friday
Várias lojas de Campo Mourão realizam nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, a Black Friday, campanha do comércio que promete super descontos ao consumidor que podem chegar até 70%. Porém, todo cuidado é pouco para que o ‘coelho não saia por lebre’, como diz o ditado popular. A orientação do Procon do município é pesquisar e fazer comparações de preços antes e no dia da promoção para evitar cair em ‘pegadinhas’.
O secretário executivo do Procon do município, Sidnei Jardim, que repassou algumas orientações, pede aos consumidores que procurem valorizar o comércio local, para girar a economia do município. “Além disso, temos poucas reclamações em relação às compras realizadas por aqui. E caso haja problemas, será mais fácil resolver”, orientou. Ele disse que o órgão vem monitorando os preços para conferir se as ofertas que serão anunciadas durante a grande promoção são reais.
Os cuidados devem ser tomados principalmente para compras pela internet. Em Campo Mourão e região, o comércio funcionará em horário especial nesta sexta-feira, com atendimento até às 22 horas e, no sábado, até às 17 horas, para fomentar as vendas. A abertura foi autorizada em acordo firmado entre o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindecam).
Entre as orientações, o consumidor deve guardar anúncios, fazer “prints” da publicidade realizada antes e durante a promoção para não ser enganado por falsas ofertas. O Código de Defesa do Consumidor garante o cumprimento forçado da oferta de menor valor ou a restituição em dobro se já tiver ocorrido o pagamento. Já se a compra for online, deve ser feita em sites confiáveis. A pessoa deve também verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega.
“Nas compras online, pesquise os produtos desejados com antecedência, observando suas características, funções e histórico de preços como nos sites zoom, buscapé e o aplicativo Menor Preço que é do Governo do Paraná. Também verifique se o site disponibiliza em destaque as informações obrigatórias como razão social e CNPJ, endereço físico e eletrônico necessárias a sua localização”, listou Jardim.
Ele alertou que antes de qualquer compra a pessoa deve calcular quanto do seu orçamento pode ser comprometido. “Fique atento ao valor do frete, pois sendo muito alto a promoção tende a não valer a pena. Confira se não há alteração no preço informado inicialmente até o pagamento”, falou, ao pedir ainda que o consumidor ‘desconfie’ de fornecedores que só aceitam pagamento via depósito ou transferência bancária.
Quanto às lojas físicas, estas devem mostrar nas vitrines o preço à vista e quando à prazo, o valor total e a quantidade de parcelas e seus valores juntamente com juros. “Procure lojas confiáveis pela internet que você ou amigo já tenha comprado. Essa conduta diminui o risco de golpes. Desconfie de preços muito baixos e evite fazer compras clicando em banners nas redes sociais. Quando receber o produto verifique imediatamente a qualidade, se realmente é o que comprou, se não há avarias e se não é o produto de mostruário, pois o consumidor tem sete dias de arrependimento caso tenha comprado online”, ressaltou.
Além disso, devem ser verificadas as condições de compras à prazo, por exemplo, se o desconto da Black Friday vai continuar na compra parcelada. “Combine e registre o prazo da entrega e saiba sobre a política de troca da empresa. Esteja ciente de seus direitos. Qualquer produto deve ter todas as informações claras e em língua portuguesa. Em caso de defeito no produto, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema”, acrescentou.
A Black Friday
A origem do termo “Black Friday” (Sexta-feira Negra) não é tão exata – há algumas teorias. No fim do século 19, porém, a expressão surgiu após duas empresas financeiras terem falido no mesmo dia – coincidentemente, uma sexta-feira. As instituições teriam quebrado em plena ‘corrida do ouro’, em alusão às descobertas das minas de ouro no Brasil Colônia.
Mas outra teoria advém da Filadélfia dos anos de 1960. Policiais dos Estados Unidos classificaram como “Black Friday” o dia que sucede o Dia de Ação de Graças. A referência seria o trânsito caótico causado pelo fim do feriado. Nesse dia, os lojistas teriam aproveitado a lentidão dos veículos para expor descontos promocionais nas fachadas das lojas e atrair quem passasse por ali.
No Brasil a campanha chegou inicialmente na internet, por meio do site Busca Descontos, em 2011. Pioneiro em promoções via cupons, além de ser referência em big data (armazenamento de dados), o Busca Descontos surgiu em 2010 e, desde então, é um dos líderes em ofertas no e-commerce. Além da “Black Friday”, o site promove o Cyber Monday, Brasil Day, Boxing Week, Mega Saldão e Dia do Frete Grátis – todos eventos importantes para o comércio eletrônico.