Procon e Ipplan contratam estudo sobre implantação do transporte público gratuito em CM

Visando a melhoria contínua dos serviços prestados à população, o município de Campo Mourão, após um levantamento abrangente sobre o transporte público, constatou a necessidade de um estudo técnico para analisar as condições atuais do serviço e a possibilidade de oferecê-lo gratuitamente aos consumidores, implantando a “circular de graça”.

Mesmo sendo um serviço público, é imprescindível que o transporte coletivo não apresente falhas que possam prejudicar os cidadãos mourãoenses. Problemas como atrasos, falta de rotas, superlotação e falta de infraestrutura adequada dos veículos são questões que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Além disso, a Prefeitura já subsidia parte da tarifa atual do transporte e sente necessidade em modernizar o sistema, como por exemplo, a implantação da Tarifa Zero.

Diante desse cenário, o Procon e o Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan) firmaram uma parceria estratégica para contratar um Plano de Transporte Público. O objetivo é revisar todo o sistema de transporte público de Campo Mourão e averiguar minuciosamente todos os aspectos do serviço prestado, desde a eficiência operacional até a viabilidade financeira da gratuidade.

O estudo a ser contratado também analisará a infraestrutura atual, a demanda dos usuários, a rota dos ônibus, a frequência das viagens e a condição da frota. Além disso, serão estudadas alternativas para modernizar o sistema e garantir a viabilidade econômica do serviço gratuito sem comprometer a qualidade e o orçamento público, o que elevará o padrão do serviço oferecido, tornando-o mais eficiente, seguro e acessível para todos os usuários.

Sidnei Jardim, diretor do Procon, afirma que a qualidade do serviço público de transporte é uma questão importantíssima aos consumidores mourãoenses, sendo um objetivo garantir que ele seja acessível, eficiente e até mesmo gratuito, o que poderá ser constatado por meio deste estudo especializado.

“Estamos preocupados com o futuro do transporte público, com a sustentabilidade, meio ambiente e principalmente com o orçamento público, por isso já estamos analisando esta questão há meses e percebemos a necessidade da contratação de estudo aprofundado” esclareceu Carlos Facco, presidente do Ipplan.

A contratação deste estudo reflete o compromisso das autoridades locais com o bem-estar da população. O Procon e o Ipplan reafirmam seu papel em buscar soluções que beneficiem diretamente os consumidores e cidadãos mourãoenses, promovendo um transporte público que atenda às necessidades de todos.