Procon multa empresa de Campo Mourão em R$ 112 mil por propaganda enganosa

Após investigação de quase um ano, o Procon de Campo Mourão aplicou uma multa no valor de R$ 112 mil a uma empresa da cidade que promete solução financeira para consumidores endividados por financiamento de veículos. Foram constatadas graves práticas infracionais, entre elas, propaganda enganosa para captar clientela, invalidade do contrato e crime contra o consumidor.

Na propaganda veiculada em rede nacional e redes sociais, realizada por apresentador famoso, a empresa afirma que garante em contrato a quitação do veículo. Porém, o contrato dispõe que este é apenas um serviço de meio, sem qualquer garantia. “O consumidor acaba assinando sem ler, pois confiou na propaganda com o ídolo famoso”, observa o diretor do Procon, Sidnei Jardim.

O Procon recebeu diversas reclamações de consumidores relatando que foram seduzidos pela propaganda, pela conversa com o atendente, mas a empresa não aceita devolver o dinheiro e alega que no ato da contratação o consumidor é expressamente advertido dos riscos.

“Os consumidores chegam desesperados no Procon após terem confiado na empresa e mesmo assim, terem o veículo apreendido”, acrescenta Sidnei, ao informar que a Polícia Civil e o Ministério Público foram notificados. Caso as infrações continuem, a empresa pode ainda ser interditada pelo Procon e os consumidores que se sentirem lesados podem procurar a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor.