Procon multa operadora Oi em mais de R$ 170 mil por falta de assistência às linhas dos Bombeiros

O Procon de Campo Mourão aplicou uma multa de R$ 172.403,40 à operadora Oi, devido à falta de suporte na resolução de problemas nas linhas telefônicas do Corpo de Bombeiros local. A penalidade foi imposta após o não cumprimento do prazo estabelecido para a solução do problema, sendo que a operadora, além de não ter resolvido a situação, também não forneceu nenhum retorno físico da situação, conforme estabelecido pelo Procon.

O ofício do Corpo de Bombeiros foi encaminhado ao Procon no último dia 26 de novembro. Segundo o documento, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Campo Mourão estava incomunicável desde o dia 21 do mesmo mês, acrescentando que a tecnologia utilizada pela operadora é ultrapassada.

A diretora do órgão de defesa do consumidor do município, Ana Paula Sanga, informou que, ao ser notificada pelo Procon, a empresa Oi informou que encaminharia a questão para a equipe técnica e que daria um retorno físico sobre a situação. No entanto, o problema persiste e a resposta não chegou ao local.

O Procon chegou a receber uma cópia do e-mail da operadora destinado ao Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (11). Porém, segundo Ana Paula, o conteúdo é inconclusivo e não tem validade, visto que a resposta deveria ser feita de forma física. Diante disso, entendendo que o Corpo de Bombeiros é considerado um serviço essencial e que a falta de acesso a ele via contato telefônico gera danos à população, a multa foi aplicada, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

Furto de cabos

O problema que teria originado a inativação das linhas telefônicas no quartel foi identificado no último dia 22, quando os bombeiros foram informados pelos técnicos responsáveis pelo serviço que cabos que fazem a ligação telefônica do quartel foram furtados.

“Até que se tenha outra forma de religação, seja via fibra ou fiação, nós estaremos funcionando de maneira alternativa”, explicou o Tenente Diogo Zanelato, que responde pelo comando do município.

Chamados

O problema de inoperação das linhas telefônicas no Cobom ainda persiste. A corporação informou à TRIBUNA que o sistema de telefonia está sendo atualizado. Para isso, estão se preparando para a troca de operadora e passando da tecnologia analógica para a digital.

Até que a situação normalize, em caso de urgência, basta entrar em contato pelo WhatsApp comercial do Corpo de Bombeiros, (44) 3523-3797, ou pelo número (44) 3529-1763, disponibilizado recentemente. Também é possível acionar o 190, da Polícia Militar, e o 192, do Samu, que repassarão as ocorrências, conforme necessidade.

Os Bombeiros destacaram a importância de utilizar os contatos mencionados apenas em situações de emergência, a fim de garantir que os recursos das equipes sejam destinados exclusivamente a casos realmente necessários.