Professor da UTFPR-CM integra grupo que criou método para identificar Covid-19 por raio X

Um grupo de cinco pesquisadores, sob a coordenação do professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Yandre Maldonado e Gomes da Costa, desenvolveu um estudo científico para identificar a pneumonia causada pela Covid-19 utilizando imagens de raio x. Entre eles está o professor do Departamento de Computação do campus da UTFPR-CM, Diego Bertolini.

O estudo classificou imagens CXR (radiografia de tórax) para identificar a Covid-19. Este tipo de radiografia disponibiliza as imagens mais rapidamente, é mais barato e por isso mais acessível à saúde pública. A pesquisa leva em consideração o alto impacto da Covid-19 no sistema de saúde e a necessidade de diagnóstico precoce para o tratamento correto. 

“A gente está tentando aumentar a base de dados e graças a divulgação da mídia vários médicos estão entrando em contato. Esta semana duas médicas ofereceram imagens. O banco de dados dos casos de Covid e de outras pneumonias ainda é pequeno”, observa o professor.

Segundo ele, o primeiro passo é aumentar a base de dados e depois testar técnicas e abordagens. A base de dados elaborada para o desenvolvimento do estudo é composta de imagens obtidas de pacientes sem pneumonia e outras colhidas de pacientes acometidos por seis tipos diferentes de pneumonia, provocadas por fungos, bactérias ou vírus (Covid-19, Sars, Mers, Varicella, Streptococcus e Pneumocystis). 

As imagens foram obtidas a partir de repositórios disponibilizadas por outros pesquisadores, como o professor Joseph Cohen, da Universidade de Montreal (Canadá), entre outras fontes públicas. “O nosso sistema conseguiu identificar e acertou 90 por cento de pneumonias causados pelo Covid”, explicou.  O estudo, denominado “Identificação da COVID-19 em radiografias de tórax em cenários de classificação plana e hierárquica”, foi submetido a uma revista científica com alto fator de impacto, a “Computer Methods and Programs in Biomedicine”. 

O professor observa que devido à necessidade urgente de respostas para a Covid-19, muitos pesquisadores estão disponibilizando seus estudos na plataforma arXiv , até serem publicados por uma revista. Foi o que eles fizeram. O artigo pode ser acesso no link https://arxiv.org/pdf/2004.05835.pdf

O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Yandre Maldonado e Gomes da Costa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e tem como integrantes, além do professor Diego Bertolini,  os professores Lucas de Oliveira Teixeira, também da UEM; Rodolfo Miranda Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Carlos Nascimento Silla Jr, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).