Professora Céres Ribas assume direção do campus da Unespar de Campo Mourão

A professora Céres Ribas assumiu a direção geral do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) no início deste ano. Ela, que até 2024 era vice-diretora da Instituição de Ensino Superior (IES), tomou posse como diretora na última quinta-feira (2), em substituição ao cargo do professor João Marcos Borges Avelar, que passou a ter outra atribuição na universidade.

Com a reeleição da reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, juntamente com o novo vice, Carlos Alexandre Molena Fernandes, em setembro do ano passado, Avelar recebeu recentemente uma proposta para assumir a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF). O docente aceitou o convite e, com isso, teve que renunciar ao cargo de direção do campus.

Céres seguirá na condução do campus universitário até o final do mandato, neste ano, sem necessidade de nova eleição, visto que mais de 50% da gestão dela e de Avelar já foi cumprida. Durante ausência da diretora, como em período de férias, por exemplo, quem responderá provisoriamente pela diretoria será o decano de conselho de campus da universidade que estiver em exercício (ou seja, o membro mais antigo).

A docente recordou-se, com orgulho, que concluiu sua graduação na Unespar, antiga Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), em 2002, onde retornou, pouco tempo depois, como professora temporária. Já em 2007, assumiu o concurso público na instituição de origem. “Em maio deste ano, faço dezenove anos de instituição”, informou.

Ela também destacou que sempre gostou e tem familiaridade com o campo da gestão. Desde que ingressou como docente na IES, assumiu diversos papéis nessa área, até iniciar, agora, o comando geral do estabelecimento de ensino.

É um desafio, porque eu estou à frente de quase cento e setenta docentes, mais de trinta agentes universitários, vinte estagiários, mais de dezoito terceirizados que nós temos no campus hoje”, comentou.

Apesar dos desafios, ela está entusiasmada e confiante com essa nova responsabilidade. “É um orgulho muito grande representar a Unespar de Campo Mourão, que é uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que fez parte da minha formação acadêmica”, expressou. “Eu tenho um orgulho muito grande de todo esse processo e essa caminhada, porque nem sempre ela foi fácil”, falou.

Ela se comprometeu a dar continuidade aos projetos que já estão em andamento, além de ampliar as ações, tudo pautado em planejamento e transparência, conforme enfatizou. “A universidade deve servir à comunidade externa em que ela está inserida, e esse é o nosso papel, atendê-la por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, que é o tripé da nossa universidade”, explicou.

Céres também expressou seu agradecimento ao professor João Marcos pela confiança em tê-la convidado, na época, para ser sua vice, e pelos valiosos ensinamentos que recebeu dele, além de agradecer à equipe de funcionários da instituição, em sua totalidade. Uma solenidade por parte da reitoria para formalizar a posse da nova diretora acontecerá em breve, em data a ser definida.

A última diretora feminina da instituição foi a professora Sinclair Pozza Casemiro, que concluiu seu mandato em 2001

Após 24 anos, campus de Campo Mourão volta ser dirigido por uma mulher

Após 24 anos que a antiga (Fecilcam), atual Unespar, teve uma mulher como diretora da instituição, outra figura feminina volta a ocupar essa posição. A professora Sinclair Pozza Casemiro dirigiu a IES de 1997 a 2001.

“Foram vinte e quatro anos até uma mulher retornar ao cargo de diretora da instituição. Ou seja, uma mulher na gestão, com poder de mando, que é o que a gente luta, para que o público feminino ocupe cada vez mais lugares representativos como esse”, falou, com orgulho, a nova diretora, que permanecerá na gestão do campus até o final deste ano, quando ocorrerá nova eleição para a diretoria.

Céres Ribas

Céres América Magalhães Ribas é graduada em Pedagogia (2002) e pós-graduada em Psicopedagogia – Clínica e Institucional (2004) –, ambas as formações pela Fecilcam, e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2006).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva. Coordenou o curso de Pedagogia por duas vezes: 2008-2009 e 2016-2017. Também foi diretora da Editora da Fecilcam de 2008 a 2011. Em 2022 e 2023, foi membro do Conselho Municipal da Mulher de Campo Mourão (CMDM).

No ano de 2023, assumiu a coordenação da Câmara Temática de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e, no mesmo ano, integrou a Câmara Temática de Inovação e Tecnologia do Codecam.

É presidente do Conselho de Campus da Unespar, Campo Mourão, é autora e coordenadora do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia para a Educação da Unespar (CECITE) e é chefe da Divisão de Graduação do Campus desde 2018. Até 2024, foi vice-diretora da Unespar, Campo Mourão, onde assumiu a diretoria em 2025.

O ex-diretor, professor João Marcos Borges Avelar, renunciou ao cargo para tomar posse na Pró-Reitoria de Administração e Finanças da universidade

Pró-Reitoria

Avelar também já iniciou os trabalhos na PRAF na última quinta-feira (2). Ele explicou que essa é a pró-reitoria que cuida do orçamento e do patrimônio de todos os campi da universidade. O pró-reitor continuará lotado em Campo Mourão, atendendo a todas as unidades da Unespar.

Apesar da transição de cargo, o ex-diretor está tranquilo com a decisão. Ele mencionou que, no final do ano passado, foram licitados cerca de R$ 5,8 milhões para reformas no campus, que já começaram. Avelar destacou que a conclusão de obras como o bloco Sílvio Turci, a moradia estudantil, a parte elétrica e a compra de equipamentos já estão em andamento e que Céres dará continuidade aos trabalhos, com previsão de conclusão até junho deste ano.

Projetos a partir de convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FMDE), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Fundo Paraná também fomentarão mais de R$ 6 milhões nas pesquisas no campus de Campo Mourão, conforme informou. “Eu tenho certeza de que ela [Céres] é uma pessoa muito comprometida com a universidade e desenvolverá essas ações que estão planejadas”, avaliou.

O ex-diretor também expressou sua satisfação ao concluir sete anos de gestão na instituição, destacando que não deixou nenhuma conta pendente nem processos administrativos contra o campus nesse tempo. “Eu considero uma vitória isso. Sete anos e a gente conseguiu manter tudo em ordem e também não tem processos administrativos”, disse, ao agradecer a toda equipe de trabalho que esteve com ele ao longo desse tempo. “Nós conseguimos avançar muito no campus nesse período”, acrescentou.

O docente termina seu segundo mandato na direção do campus. Ele assumiu a primeira gestão em 2017. Na ocasião, tinha como vice o professor Carlos Nilton Poyer. Em 2021, o então diretor concorreu à reeleição com a professora Céres em sua chapa, vencendo novamente.