Profissionais que atuam em UTI’s-Covid de Campo Mourão tiveram segundo dia de treinamento 

Chegou ao fim nesta sexta-feira (8), o treinamento oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), a profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva destinadas ao tratamento da Covid-19 (UTI’s-Covid), em Campo Mourão. Foram dois dias de capacitação, que teve início ontem. Participaram do treinamento médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital Santa Casa de Campo Mourão e do Pronto Socorro. Ao todo, segundo a Sesa, 22 especialistas receberam as informações.

O curso foi realizado em parceria entre a Secretaria da Saúde do Paraná e Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (Crefito) e Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR).

A programação envolveu conteúdo teórico e prático. Trata-se de um treinamento multidisciplinar direcionado a quem está trabalhando exclusivamente com pacientes com Covid-19 internados em UTI. Na programação estão temas que fazem parte do dia a dia de uma UTI que trata da infecção, como manejo de via aérea, sedação rápida,  manejo hemodinâmico com volume e droga vaso ativa, ventilação mecânica e do uso correto de equipamentos de proteção individual.

O médico Denis Aranha, da UTI da Santa Casa de Campo Mourão, participou da atividade e disse que o momento é fundamental para sedimentação do conhecimento. “São protocolos que são do nosso dia a dia mas, sempre é importante reforçarmos as informações para um a atuação segura equipe multiprofissional da UTI. A atividade veio para somar e a gente espera poder contribuir mais para tratar e salvar mais pessoas”, afirmou o médico.

O enfermeiro Kesller Koetzler, que participa do curso como facilitador pelo Coren, disse que a ação é relevante para o profissional. “É um privilégio participar de uma atividade como esta, que ressalta a importância de estarmos atualizados na profissão, o treinamento nos provoca a “sairmos da zona de conforto” e nos revigora como profissionais. Desejamos que a pandemia passe logo e que fique a lembrança de uma fase difícil que passou e da qual fizemos parte com profissionalismo, segurança e dedicação”, disse o enfermeiro. 

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o curso é uma oportunidade para que o profissional aprimore as técnicas e tire suas dúvidas. “A infecção pelo novo coronavírus é uma situação, como o próprio nome já diz, nova para todos, mesmo para nós médicos e profissionais da área. Por isso sentimos a necessidade de ofertar a oportunidade de um treinamento específico para os intensivistas , que estão diretamente envolvidos com o atendimento de casos mais graves da doença”, afirmou.

(Com informações da Sesa)