Programa fará inscrições para castrações gratuitas no sábado em Campo Mourão

O Castramóvel fará no próximo sábado (31), mais uma etapa de inscrições para 140 castrações gratuitas de cães e gatos domésticos da população de baixa renda. Serão contemplados nesta fase moradores do Jardim Modelo, Santa Cruz, Conjunto Milton de Paula Walter, Conjunto José Richa, Jardim Batel e bairros adjacentes. No dia, a população também terá o atendimento veterinário de animais gratuito. Veja abaixo as regras.

As inscrições serão realizadas a partir das 8 horas ou enquanto houver vaga, no Ginásio de Esportes João Maria Ferreira, localizado na Avenida Prefeito Dr. Horácio Amaral, 510, no Jardim Santa Cruz. O local e data das cirurgias serão divulgados nos próximos dias.

O serviço é ofertado à comunidade em parceria entre o município e Associação Protetora de Animais Independente (PAIS). As inscrições estão previstas até abril de 2025. São 140 procedimentos para cada mês agendado, totalizando 1.260.

A voluntária da Associação Protetora de Animais Independente (PAIS), Amanda Tonet, frisou que o programa tem alguns requisitos a serem cumpridos. Por exemplo, será castrado um animal por endereço e podem fazer a cirurgia animais de ambos os sexos, com idade de 6 meses a 7 anos.

Além disso, os beneficiários devem estar inscritos em Programas Sociais do Governo ou com renda familiar de até 3 salários mínimos; no dia da inscrição apresentar RG e CPF; comprovante de endereço atualizado em nome do tutor ou parente de primeiro grau; e Cartão Bolsa Família ou comprovante de renda atualizado. Não serão permitidas inscrições com documentos de terceiros.

Das 140 castrações, 100 são direcionadas para animais fêmeas e 40 para machos. Desde que começou a funcionar, em meados de agosto de 2022, o Castramóvel já atendeu todas as regiões da cidade com procedimentos de esterilização de animais 100% gratuitamente. “O programa tem o papel fundamental de fazer o controle populacional de animais em Campo Mourão”, destacou Amanda, ao lembrar a importância da tutela responsável. Segundo ela, existem casos de pessoas que levam o animal para casa e depois de algum tempo os soltam nas ruas. “Abandono de animal é crime. Quando uma pessoa faz a opção de ter um animal de estimação, deve ter a consciência de que se trata de uma relação para toda a vida do bicho”, enfatizou.

Atendimento veterinário gratuito

Também no dia das inscrições, a população terá o atendimento veterinário de animais gratuito. Será um bicho por endereço, e as famílias devem estar inscritas em Programas Sociais do Governo. As vagas são limitadas. Interessados devem fazer o agendamento das consultas pelo WhatsApp: (44) 99948-5829.

Serviço

Para mais informações ou dúvidas sobre o programa, a população pode entrar em contato com Amanda pelo WhatsApp: (44) 99948-5829.