Projeto Cidade Natal vai iniciar oficinas nos colégios e já tem nove patrocinadores
A Associação Sou Arte vai iniciar na primeira semana de setembro as oficinas nos cinco colégios estaduais, cujos alunos vão participar do Projeto Campo Mourão Cidade Natal 2019, que será realizado de 7 a 21 de dezembro. Na quinta-feira, diretoras dos colégios reuniram-se na sede da Associação para tratar do assunto. O projeto envolverá 200 jovens de 15 a 21 anos (50 de cada colégio), em cinco pontos periféricos da cidade.
O prefeito Tauillo Tezelli também esteve presente e disse que nove empresas e instituições já confirmaram patrocínios por meio da Lei Rouanet para bancar as despesas. O evento natalino, aguardado com expectativa pela população, conta com a participação de artistas locais, regionais, além dos alunos da rede pública estadual, que receberão gratuitamente oficinas de circo, teatro e dança.
A exemplo dos anos anteriores, teremos a participação dos jovens dos bairros nas oficinas, realizadas semanalmente em cada colégio, explica a coordenadora executiva da Associação Sou Arte, Edilaine de Castro. Estão envolvidos no projeto alunos dos colégios Ivone Castanharo, Dom Bosco, Vinícius de Moraes, Unidade Polo e Osvaldo Cruz.
A participação dos alunos faz parte do cunho social do projeto. É uma forma de mostrar a eles sua importância perante a sociedade, sendo também um orgulho para familiares e amigos vê-los atuando em um evento de grande repercussão e divulgação da cidade, ressalta Edilaine. Cada colégio receberá um monitor que ministrará todas as oficinas para preparar o grupo que vai participar do cortejo natalino.
Patrocínios
Segundo o prefeito Tauillo Tezelli nove empresas e instituições já confirmaram patrocínios para o projeto, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Estamos aguardando a confirmação de duas ou três empresas que visitamos para garantir que tenhamos um evento grandioso, a exemplo do ano passado, frisou o prefeito.
Ele ressaltou que o projeto Cidade Natal só acontece graças ao envolvimento da cidade. São as empresas, entidades, colégios que se envolvem e viabilizam esse espetáculo, que encanta as pessoas e atrai a região, aquecendo também o comércio no período natalino, acrescenta o prefeito.
Assim como no ano passado, o projeto prevê decoração natalina e apresentação do espetáculo Tempo de Natal nas praças São José (centro), Alvorada (Lar Paraná) e Praça do Japão (Tropical). Se conseguirmos patrocínio suficiente queremos estender também para o Conjunto Fortunato Perdoncini, revela Edilaine. Os organizadores ainda não divulgaram o montante necessário para custear todas as despesas do evento.