Projeto incentiva crianças de Campo Mourão a praticarem ciclismo
Há quase um ano, a Escolinha Mourãoense de Ciclismo, realizada pela Equipe Mourãoense de Ciclismo, vem incentivando crianças a praticarem esse esporte de aventura. Para isso, aos sábados, Maique Lourenço da Silva, responsável pelo projeto, juntamente com outros membros do grupo, oferta aulas gratuitas a crianças entre 5 e 12 anos de idade que já saibam pedalar sem o uso de rodinhas de apoio.
Os encontros de pouco mais de uma hora são feitos na Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), buscando auxiliar as crianças no desenvolvimento das habilidades motoras, mas também dos valores pessoais, conforme explicou Silva.
A iniciativa recebe apoio de entidades e empresas da cidade, da prefeitura municipal, por meio da própria Fecam, e de outras equipes ciclísticas, como o Peba’s Sauro’s MTB. Silva ressaltou que essas parcerias são de extrema importância para viabilizar o projeto desde que foi criado. “Vamos fazer um ano de projeto em agosto”, lembrou o atleta.
O ciclista
Silva iniciou no ciclismo em 2007. “Já tenho uma experiência de aproximadamente 17 anos”, destacou. De lá para cá, o atleta já participou de diversas competições, desde em categorias de base até profissionais. Ele também já integrou a seleção brasileira. “Em uma dessas oportunidades, realizei um estágio na União Ciclística Internacional (UCI) em Aigle, na Suíça”, comentou.
Além de representar municípios paranaenses, como Campo Mourão e Londrina, Silva também já competiu no Brasil representando várias cidades de outros estados, como Criciúma, em Santa Catarina, Rio de Janeiro e as cidades paulistas de Rio Claro e São José dos Campos, acumulando diversos títulos nacionais e estaduais.
Serviço
As aulas acontecem aos sábados, na Fecam, localizada na Rua Robson Daciuk Paitach, nº 179, no Jardim Aeroporto, ao lado do Centro da Juventude. Para acompanhar as ações desenvolvidas na Escolinha Mourãoense de Ciclismo, os interessados podem acessar as seguintes contas no Instagram: @lourencomaique e @emc_ciclismo. Para mais informações sobre matrícula e aulas, basta procurar diretamente a Fecam, que direcionará ao contato com o responsável, ou ligar no número (44) 3523-1561.