Projetos do Colégio Estadual de Campo Mourão são aprovados para participar de evento internacional

Sete projetos de pesquisa científica das salas de recursos na área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do Colégio Estadual de Campo Mourão estão entre os finalistas para participar da XIII Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências 2024). O evento internacional será de 25 a 30 de novembro deste ano, em Foz do Iguaçu.

São autores dos estudos 12 alunos que estudam no contraturno escolar na instituição. Eles também são estudantes do ensino regular no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio dos colégios Estadual de Campo Mourão, Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, Cívico-Militar Professor Darcy José Costa e Cívico-Militar Marechal Rondon.

“O colégio faz atendimento especializado aos estudantes da rede estadual de ensino no período de contraturno escolar, ou seja, alunos que estudam em outros colégios estaduais têm aulas e atendimento especializado para desenvolver projetos e atividades nas áreas do conhecimento que possuem habilidades e maior interesse”, pontuou a coordenadora de AH/SD do Colégio Estadual de Campo Mourão e professora responsável pelo processo de identificação dessas habilidades, Silvana Vieceli.

Ela explicou a função das pesquisas científicas realizadas com os jovens na instituição. “São práticas pedagógicas de suplementação e enriquecimento curricular”, disse, ao ressaltar que o Colégio Estadual de Campo Mourão é a escola referência no Núcleo Regional de Educação (NRE) local nessa modalidade de ensino.

O trabalho especializado com os estudantes de enriquecimento curricular, iniciação científica e outras atividades é conduzido diariamente pelas professoras Josiane de Jesus Oliveira e Laiane Monteiro Sebastião, que os atendem nas salas de recursos.

Algumas das demais atividades propostas pelas docentes aos alunos, em diversas áreas do conhecimento, incluem: artes plásticas, música, dança, matemática, história, geografia e produção literária. “São trabalhos de pesquisa e produção, explorando e avançando os conteúdos nos diversos componentes curriculares, resultando no enriquecimento curricular”, informou a coordenadora.

A feira

Silvana explicou que a FIciências é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências, aproximando estudantes e professores de ensino fundamental, médio e universitário. O evento internacional ocorrerá na última semana de novembro, no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu, com a participação de estudantes do Brasil, Argentina e Paraguai.

Projetos selecionados

  • Arquitetos da vida – DNA e RNA.
  • O xadrez como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades matemáticas.
  • Encontro de gerações – mobilizando emoções.
  • Alavancando o futuro – a influência das máquinas simples no estudo da física e tecnologia.
  • Musicoterapia – um guia didático para crianças com transtorno do espectro autista.
  • Neuromodulação e seus benefícios.
  • A psicologia multifocal e suas vertentes.

Outro evento

No início do segundo semestre de 2024, seis trabalhos de pesquisa científica das salas de recursos da instituição também foram selecionados como finalistas para outro evento, a Feira Científica do NAAHS Paraná (FENAAH/S 2024). O NAAHS é o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades. A feira aconteceu no final de julho, também em Foz do Iguaçu.