Quarta-feira de Cinzas e Campanha da Fraternidade dão início à Quaresma

O período da Quaresma, celebrado pela Igreja Católica, tem início nesta quarta-feira (5) com a imposição de cinzas durante as missas em todas as paróquias. Na Catedral São José, as celebrações das missas serão realizadas às 6, 12, 15 e 19 horas. Já no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, as missas são às 6, 15 e 19 horas. Na Diocese de Campo Mourão, cada paróquia realiza suas celebrações de acordo com seus horários.

Nesse período de penitências, também a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Gênesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.

Na Quaresma, a igreja convida os fiéis a também carregar as cruzes, intensificar a oração e reviver dentro de si os bons sentimentos de Cristo na caminhada para a Ressurreição. A imposição das cinzas na cabeça tem seu significado, conforme a Igreja Católica. “A cabeça é o lugar onde pensamos, meditamos, refletimos. Esse contato mais próximo dos ouvidos e da boca é uma referência de tudo aquilo que nos faz um movimento de conversão.”

Conforme a Igreja Católica, o período quaresmal é um ‘momento especial na caminhada cristã’, em que fiéis se ‘esvaziam’ para ‘serem tomados pela graça de Deus”.

Campanha da Fraternidade

O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

O coordenador Diocesano de Pastoral, padre Wesley De Almeida dos Santos, explica que a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil que tem como objetivo promover a reflexão e a ação concreta sobre temas sociais à luz do Evangelho.

“Realizada anualmente durante a Quaresma, ela convida os fiéis a praticar a caridade, a solidariedade e a justiça, fortalecendo o compromisso cristão com a transformação da sociedade. Por meio dessa campanha, a Igreja busca despertar a consciência dos católicos para a fraternidade, incentivando gestos de amor ao próximo e promovendo a construção de um mundo mais justo e fraterno”, afirma o religioso.

Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade.

O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.