Rede municipal de ensino de Campo Mourão expõe trabalhos de alunos em Mostra Literária
Como fechamento das atividades do Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita “Ciranda Literária” do ano de 2023, a Secretaria Municipal de Educação realizou, no sábado (30), a Mostra Literária na maioria das unidades de ensino. A exposição envolveu todos os alunos das escolas e dos CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) do município.
Foi um sábado letivo. Cada unidade de ensino se organizou com parte do período de aula normal. A outra parte foi destinada à exposição das atividades produzidas pelos alunos, conforme os gêneros textuais que foram trabalhados.
Participaram, com temas predefinidos, o Berçário e Maternais, (Histórias Infantis), Infantil 4 e 5 e 1º ano (Sentimentos e Emoções), 2º ano (Clássicos da Literatura Infantil), 3º ano (Histórias em Quadrinhos), 4º ano (Poemas e Poesias) e 5º ano (Drama).
“Por meio de experiências com a literatura é que se desenvolvem as qualidades humanas e o aprimoramento para a formação pessoal e intelectual da criança”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano.
Como experiência do projeto, livro foi diagramado em uma das escolas
A Escola Municipal Mário de Miranda Quintana foi uma das que participaram do Projeto Ciranda Literária. Nela, a partir da coletânea de livros enviada pelo município para os anos do 1º ao 5º trabalharem um gênero textual diferente, o 4º ano A (manhã) e o 4º ano B (tarde), por exemplo, focaram o gênero textual poesia. Ao final dos trabalhos, um livro foi diagramado com o material produzido.
Primeiro, foi feito um trabalho sobre esse gênero com os alunos, por meio da apresentação dos livros da coletânea, além de outros. Dessa forma, as crianças tiveram uma base sobre a linguagem poética.
Em seguida, foram realizadas atividades contextualizadas, envolvendo o conteúdo do planejamento da escola. A partir disso, os alunos escreveram as poesias, que tiveram temas livres. As professoras responsáveis ajudaram na estruturação.
Depois que as correções foram finalizadas, os próprios alunos digitaram os textos nos notebooks da escola. Eles também ilustraram as poesias, com a mediação das professoras, relacionando com os temas abordados em cada texto.
O livro também passou por diagramação, que ocorreu na própria escola. No final da coletânea de poesias, foi incluída, ainda, uma autobiografia dos alunos.
A encadernação foi feita por uma empresa local, que contribuiu com o projeto barateando os custos para a escola. Isso viabilizou a finalização do material com ‘capricho e excelência’, conforme destacou uma das professoras envolvidas na atividade.