Região recebe 4ª remessa de vacina contra gripe e municípios ampliam imunização

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão recebeu a 4ª remessa com mais 6.530 doses de vacina contra Influenza (Gripe) para prosseguimento à campanha de vacinação na Comcam. 

Com o novo lote de imunizantes recebido, algumas cidades estão ampliando o horário de vacinação. Como é o caso de Quinta do Sol. A secretaria de Saúde do município divulgou na manhã desta segunda-feira (3), a ampliação do atendimento nas unidades básicas de saúde para até às 16 horas para aplicação das doses. 

“A secretaria da Saúde acaba de ampliar o horário de vacinação contra H1N1. Portanto,  crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, e trabalhadores da saúde poderão se vacinar agora das 8h30 até às 16 horas”, diz o comunicado divulgado pela Saúde.

As remessas de vacina estão sendo encaminhadas semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR) à 11ª Regional, para distribuição aos municípios. Na semana passada, a Comcam tinha recebido outro lote com 6.360 doses da vacina. Até o momento, de acordo com o chefe da Regional, Eurivelton Wagner Siqueira, as doses distribuídas aos municípios representam 18,44% da população total a ser vacinada. 

Neste novo lote encaminhado pela Sesa, Campo Mourão recebeu 2.080 doses. Na semana passada foram 2.020. São 360 doses para crianças de 6 meses a 2 anos; 700 (crianças de 2 a 4 anos); 230 (5 anos); 210 doses para gestantes e puérperas e 580 para trabalhadores da saúde. Veja abaixo o quantitativo de doses por cidade.

O chefe da Regional de Saúde orienta a população quanto às medidas de prevenção à gripe, evitando, ao máximo, aglomerações, manter os ambientes ventilados e arejados, além de cuidados básicos de higiene pessoal. Ele alerta que com as baixas temperaturas, os cuidados devem ser redobrados. 

Conforme a enfermeira chefe de Seção de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, 136.067 pessoas deverão ser vacinadas contra gripe neste ano na Comcam. Somente para esta primeira etapa, que prossegue até o próximo dia 10 deste mês, a Regional estima imunizar 34.037 pessoas. A campanha de imunização encerra no dia 9 de julho. 

Etapas

A vacinação está sendo feita de forma escalonada; os grupos prioritários foram distribuídos em três. Na primeira etapa, que vai de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá: idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas. Na terceira etapa, de 9 de junho e 9 de julho, estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.