Região recebe mais vacinas contra Covid-19 e imunização será aberta para população em geral
O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, fez neste sábado (5), a distribuição de mais 11.065 doses da vacina AstraZeneca, contra coronavírus (Covid-19) aos 25 municípios da Comcam. Somente Campo Mourão recebeu 2.950 doses. É a 22ª remessa enviada à região pela Secretaria Estadual de Saúde.
As doses são para vacinação de trabalhadores da educação, assistência social, forças de segurança e salvamento, agentes do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. “Também continuamos com a vacinação para pessoas com comorbidades e deficiência permanente”, destacou Siqueira. Ele informou que a região iniciará também a vacinação para a população em geral, na faixa de 55 a 59 anos.
“Ao entregar as doses aos municípios demos a orientação para destinarem a vacinação para esta população. Reforçamos um alerta a todos para seguirem o plano estadual, que é derivado do PNI (Plano Nacional de Imunização). Tenham cuidado de obedecer o plano para que não haja risco de desabastecimento de vacinas causando transtornos”, alertou.
Ele acrescentou que como as vacinas são escalonadas pelo Ministério da Saúde, tudo deve ser programado. “Qualquer coisa diferente tem que ser feita com muito cuidado e atenção para que não haja falta principalmente falta da vacina para segunda dose”, ressaltou.
A Secretaria Estadual da Saúde orienta que os municípios que completaram a vacinação de trabalhadores de saúde que estão mais voltados para o atendimento dos casos de Covid-19, ampliem a imunização para outros profissionais de saúde, como assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Nesses casos, é necessário a comprovação pelo registro profissional em seu respectivo conselho de classe.
A mesma regra vale para os trabalhadores com atividades na coleta de resíduos de serviços de saúde, entregadores de oxigênio que realizam troca de válvulas e cilindros em serviços de saúde e trabalhadores das empresas responsáveis pela esterilização de material hospitalar.