Regional da Saúde incentiva municípios com ações da campanha “Agosto Azul”
Durante todo o mês de agosto, a 11ª Regional de Saúde estará incentivando os municípios a promoverem ações do “Agosto Azul”, campanha dedicada para lembrar aos homens a importância de cuidar da sua saúde. O tema deste ano é “Homem, torne a sua vida melhor! Cuide da sua Saúde”.
Devido a pandemia da Covid-19, as ações estão restritas este ano. Porém, em várias unidades de Saúde de Campo Mourão e municípios da região, atividades vêm sendo desenvolvidas com realização de exames preventivos, orientações e consultas médicas, atualização da carteirinha de vacinas, testes rápidos de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, PSA (exame preventivo da próstata), HGT – Diabetes, verificação de PA, entre outras.
A coordenadora de Saúde do Homem da 11ª Regional de Saúde, Maria Elizabete Silva Barbosa, afirma que ‘trabalhar com a prevenção e a promoção em saúde, é o caminho correto’. “É através da procura pelos serviços, nas unidades básicas, com mais regularidade, pela porta de entrada do SUS, ou seja, a Atenção Primária à Saúde, que se pode evitar diversos problemas e agravos das doenças”, destacou.
Ela lembrou que o principal objetivo da campanha é motivar uma mudança cultural para que os homens procurem atendimento médico e se dediquem de fato à sua saúde, atentando-se para alguns cuidados fundamentais, como controle de peso através dos cuidados com a alimentação e prática de exercícios físicos e evitarem o tabagismo e o alto consumo de bebidas alcoólicas, são medidas que diminuem a morbidade e a mortalidade por doenças de diversos âmbitos. “Todos devem buscar atendimento regularmente, trabalhando com a prevenção e promoção à saúde”, destacou.
Maria Elizabete lembrou que as Unidades de Saúde atendem normalmente os homens com consultas agendadas não somente durante a campanha, mas em qualquer momento que ele precisa de consulta, orientação, vacinas, procedimentos odontológicos, testes rápidos e encaminhamentos às especialidades quando necessário.
Cada município está organizando a sua própria programação ao longo deste mês, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Unidades de Saúde de Campo Mourão, como a do Conjunto Pio XII, Cidade Nova, Alvorada, por exemplo, estão caracterizadas pelo tema da campanha, para incentivar os homens às consultas.
Ações pela região
Em Janiópolis, 42 homens serão atendidos no Centro de Saúde nesta sexta-feira (13) e sábado (14) para consultas médicas com urologista. Em Boa Esperança, as unidades de saúde também estão caracterizadas com o tema da campanha, focando ações à saúde do homem.
Já em Engenheiro Beltrão, na quarta-feira (18), serão realizados, das 15 às 19 horas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e entrega de preservativos nas unidades de saúde, exceto no posto da comunidade de Figueira do Oeste e Sertãozinho. Em algumas cidades, como Araruna, Barbosa Ferraz, Iretama, entre outras, as ações serão realizadas no “Novembro Azul”. “As unidades básicas de vários municípios estarão fazendo testes de PSA, testes rápidos, e orientações aos homens. Os homens devem aproveitar este serviço”, ressaltou Maria Elizabete.
Estudos evidenciam que a população masculina é mais vulnerável às doenças, principalmente as mais graves e crônicas, como o câncer. Consequência de recorrerem menos frequentemente que as mulheres aos serviços de atenção primária e procurarem o sistema de saúde somente quando os quadros já se agravaram. Maria Elizabete explicou que a adoção de hábitos de vida saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são decisivos para diminuir a incidência e o agravamento das doenças neste público. “A detecção precoce aumenta as chances de cura com um tratamento eficaz. Para isso, exames podem e devem fazer parte da rotina dos homens”, ressaltou.
Lei
Em 2012, foi instituído no estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem (Lei estadual n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.