Restrições e medo fazem doações de sangue caírem em Campo Mourão
As restrições voltadas a prevenir quanto aos riscos de contaminação, aliadas ao medo das pessoas, fez com que as doações de sangue no Hemonúcleo de Campo Mourão tivessem uma queda de 35 por cento. Com isso, o Banco de Sangue está com dificuldades de atender a demanda dos hospitais.
“Muitos doadores estão com medo de vir ao Hemonúcleo e pensando na segurança de todos, adotamos todas as precauções de distanciamento de acordo com as normas de prevenção”, explica o chefe do órgão, Reginaldo Riguetti.
Além de suporte de álcool gel com acionamento com pedal, na recepção do Hemonúcleo foram colocados tapete sanitizante e cadeiras marcadas. Vale lembrar que o doador deve usar máscara, assim como os profissionais que fazem a coleta.
Para evitar aglomeração, as doações estão sendo feitas por agendamento, por meio do link www.saude.pr.gov.br/pagina/doacao-de-sangue. No link é possível o doador agendar dia e horário da preferência. É necessário informar o CPF, e-mail e telefone durante o cadastro. O agendamento também pode ser feito pelos telefones: (44) 3525-1102, ou 99878-3811.
O atendimento é com hora marcada e o doador também passa por aferição de temperatura corporal. Riguetti lembra que doadores com mais de 60 anos estão dispensados durante esse período por fazerem parte do grupo de risco para Covid-19 e os agendamentos via municípios da região também foram suspensos por conta do transporte.