Ricardo Calderari recebe prêmio FEAPR de Agronomia no dia 16

O engenheiro agrônomo de Campo Mourão, Ricardo Accioly Calderari, será homenageado no próximo dia 16 deste mês, em Curitiba, pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR). Ele receberá o prêmio FEAPR de Agronomia.

Calderari será premiado na categoria Difusão de Tecnologia. O prêmio é uma forma de reconhecer os profissionais de destaque da classe agronômica e aqueles que fomentam a valorização da agronomia. Para concorrer ao prêmio, o homenageado deverá ter prestado relevantes serviços à agronomia ou ao agronegócio do Paraná.

As categorias são Ensino, Pesquisa, Difusão de Tecnologias e de Relevantes Serviços. E na categoria Extraordinária, não é obrigatório que o homenageado seja Engenheiro Agrônomo. “O sentimento é de muita satisfação. No final da minha vida profissional receber um prêmio deste significa muito”, comentou Calderari.

Ele disse jamais imaginar que receberia o prêmio. “Os concorrentes eram muito bons. Por isso minha grande surpresa”, falou rindo. O agrônomo comentou que sempre dedicou sua vida à agronomia e à agricultura. “Recebemos a notícia dessa premiação com muita alegria”, ressaltou Calderari.

Natural do município de Lapa, filho de Frederico Senna Calderari e Ivone Accioly Calderari, Ricardo Calderari é casado com Maria Joana Titton Calderari. Pai de Mirele, Graziela e Ivone Maria. Engenheiro agrônomo, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário, Calderari é reconhecido como um dos pioneiros da implementação do sistema de plantio direto no Brasil, que revolucionou a agricultura, viabilizando a produção de alimentos, tornando o sistema produtivo mais eficiente, rentável e sustentável.