Rodolfo Poliseli é eleito novo presidente da Unimed Campo Mourão

O médico infectologista, Rodolfo César Visoni Poliseli, foi eleito novo presidente da Unimed de Campo Mourão. Seu vice-presidente é o médico Antonio Carlos Cardoso. Poliseli assume o lugar de Eloy Okabayashi Fuzii. Ele comentou à TRIBUNA dos desafios em assumir a cooperativa médica em plena pandemia de coronavírus (Covid-19) e das metas de sua gestão.

O novo presidente afirmou que a Unimed Campo Mourão continuará no trabalho 'orquestrado', tomando as decisões assertivas. “E seguimos em uma fase de expectativa em relação ao mercado, uma vez que permeado de inúmeras incertezas quanto aos reflexos da pandemia. Além da questão assistencial, teremos um grande impacto relacionado ao desempenho da economia, tanto para nossos clientes e cooperados, uma vez que a saúde suplementar é intrinsecamente dependente da atividade econômica”, afirmou.

Ele acrescentou que com o modelo assistencial defendido pela cooperativa a Atenção Primária à Saúde, buscará a integralidade do cuidado aos beneficiários. “Temos que praticar uma medicina focada na qualidade de vida das pessoas e estar mais próximo dos beneficiários”, falou. O novo presidente disse que o principal objetivo da gestão é ampliar o número de associados. “Acreditamos que, quanto mais pessoas possam ser beneficiárias, até de uma forma social, isso melhora a saúde da comunidade como um todo, elevando a qualidade de vida da população”, frisou. Leia abaixo a entrevista completa.

Tribuna do Interior – Qual é o desafio que a nova gestão vai enfrentar neste momento de pandemia?
Rodolfo Poliseli – Como foi amplamente divulgado e 'experienciado' pelo mundo, 2020 ficou marcado pela maior crise sanitária enfrentada no último século: a pandemia de Covid-19, gerada pelo novo coronavírus. A proliferação do vírus e, consequentemente, o adoecimento da população ao redor do mundo, exigiu ações rápidas e bem coordenadas de toda a sociedade. O que posso afirmar é que o sistema Unimed, via de regra, e nós da Unimed Campo Mourão, continuaremos no trabalho orquestrado, tomando as decisões assertivas e seguimos em uma fase de expectativa em relação ao mercado, uma vez que permeado de inúmeras incertezas quanto aos reflexos da pandemia. Além da questão assistencial, teremos um grande impacto relacionado ao desempenho da economia, tanto para nossos clientes e cooperados, uma vez que a saúde suplementar é intrinsecamente dependente da atividade econômica. Nosso maior desafio é manter um plano de qualidade, buscando sempre a satisfação de nossos clientes, cooperados e de toda a nossa rede de prestadores de serviços, para que, juntos, possamos crescer ainda mais, com responsabilidade, sustentabilidade e respeito mútuo.
 
Quais suas principais metas na gestão?
Temos de olhar o futuro para saber para onde ele guia para que possamos caminhar juntos. Com o modelo assistencial que defendemos, a Atenção Primária à Saúde, buscamos a integralidade do cuidado aos beneficiários. Temos que praticar uma medicina focada na qualidade de vida das pessoas e estar mais próximo dos beneficiários. Nosso objetivo também é ampliar o número de vidas, de pessoas que tenham Unimed. Acreditamos que, quanto mais pessoas possam ser beneficiárias, até de uma forma social, isso melhora a saúde da comunidade como um todo, elevando a qualidade de vida da população. Do mesmo modo, queremos colocar o foco no cooperado por meio de campanhas de valorização, mostrar as especialidades e os bons profissionais que temos aqui em nossa cidade.
 
Qual sua avaliação do impacto desta crise de saúde na Unimed Campo Mourão?
Acompanhamos com preocupação as notícias sobre a pandemia de Covid-19.  Uma crise que trouxe uma redução dos ganhos dos nossos médicos, assim como um profundo impacto na saúde física e mental, uma vez que, em quase toda sua totalidade estiveram envolvidos no atendimento dos pacientes covid, arriscando suas vidas em prol dos nossos pacientes. Ampliamos o Hospital Unimed Unidade Centro (HUUC) para assistência, contamos com uma equipe de monitoramento, treinamentos com os cooperados, colaboradores e rede credenciada, para assim, manter o serviço por nós prestado sempre em nível de excelência.  Permanecemos confiantes de que tudo isso logo irá passar. E continuamos prontos e preparados para prestar assistência aos nossos beneficiários.

Como está a construção do hospital da Unimed Campo Mourão?
Em 2020 foram realizadas várias etapas da obra. Foi finalizada a etapa de fundação (montagem e concretagem de estacas, blocos e cálices) e foi dado início a montagem da estrutura em pré-fabricados de concreto (pilares, vigas e lajes). Em dezembro, foi iniciado o capeamento das lajes. A construção está tendo continuidade a um projeto iniciado há 8 anos em plena atividade, para que, conforme nosso planejamento e com todo o esforço possível, seja entregue nesta gestão. O projeto estrutural, no decorrer de sua obra, adquiriu novos conceitos e está concebido com muita modernidade em termos de engenharia e saúde.
 
Quantos médicos são associados hoje e quantas vidas são clientes da Unimed?

Hoje estamos com um hospital altamente equipado e preparado para a performance exigida pelo mercado, contamos também com o Espaço Saúde (uma clínica de referência em reabilitação e terapias complementares) e com o ambulatório, para toda a nossa carteira de clientes 28.802 vidas e 146 médicos cooperados.

Qual a mensagem que o senhor deixa para a população neste momento de tantas incertezas?
Temos a constante preocupação em atender, com presteza e eficiência, nossos clientes, oferecendo serviços de qualidade na região onde atuamos, com a estrutura e ampliação de espaços, tecnologia, além de uma equipe de médicos cooperados e colaboradores capacitados. Procuramos, também, cada vez mais ampliar nossos canais de atendimento para que as necessidades de todos os clientes sejam resolvidas com agilidade e transparência. E assim daremos continuidade ao trabalho, movidos pelos nossos direcionadores estratégicos, que englobam: inovação, que deve estar totalmente internalizada em nossos processos e ações; foco absoluto em garantir a melhor experiência ao cliente; e a proposta de mudança do modelo assistencial para a Atenção Primária à Saúde, que traz muito mais valor ao cuidado. Deixo como mensagem final para a comunidade mourãoense em especial ao cliente Unimed que toda a equipe Unimed, médicos e colaboradores, estão e continuarão fazendo o melhor para que juntos possamos sair fortalecidos e pessoas melhores deste momento de tantas incertezas.