Rota da Fé recebe ‘Prêmio Excelência Turística’ em feira internacional, na Espanha

Representando a região da Comcam, o coordenador e idealizador da Rota da Fé, consagrada como um dos mais importantes eventos de turismo religioso do Paraná, Ruben Moyano, recebeu nessa quarta-feira (18), em Madrid, na Espanha, o Prêmio Excelência Turística 2022, pela ‘Rota’.

A premiação foi realizada durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), uma das maiores feiras de turismo do mundo. O prêmio foi concedido em reconhecimento às ações realizadas pela Rota da Fé no fomento ao Turismo Religioso e Sustentável. Moyano recebeu a premiação das mãos do presidente e fundador do grupo, José Carlos de Santiago.

“É uma alegria muito grande para nós estar representando a Comcam recebendo este prêmio em reconhecimento às ações da Rota da Fé. Significa que estamos no caminho certo”, resumiu Moyano.

O prêmio é organizado pelo Grupo Excelências, que envolve empresas de comunicação, com publicações sobre gastronomia, viagens, operadoras de turismo, cultura e religião. Foi criado em 2005 para incentivar a excelência dos serviços turísticos nos países da Espanha, Europa, América e Caribe. Desde então, se transformou em referência aos profissionais do setor, engajados no desenvolvimento do turismo com qualidade.

Santiago de Compostela

Um trecho de cerca de 100 quilômetros da Rota da Fé, entre Campo Mourão a Fênix, passará a ser um trajeto de iniciação para o tradicional Caminho de Santiago de Compostela que há pelo menos um milênio recebe peregrinos na Espanha. Em resumo, a partir de agora, o trecho passa a ser oficialmente reconhecido no mundo como um dos principais caminhos religiosos do planeta.

O convênio para a implantação do chamado Caminho Iniciático de Santiago no Paraná, o primeiro fora da Europa neste formato, foi assinado no dia 18 de novembro entre o Governo do Paraná e a Ordem do Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha, por meio de ASICOTUR (Associação Internacional de Cooperação Turística).

“Isso é histórico para a região da Comcam. Vai valorizar o projeto Rota da Fé, divulgar as cidades da região e movimentar a nossa economia com o turismo religioso”, ressaltou Ruben Moyano, que está ansioso por representar a região na premiação do projeto.

A escolha do trajeto, que passará também por Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz foi feita porque esta região abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV. E no local onde a rota termina, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas. Além disso, a Diocese de Campo Mourão foi pioneira na implantação de caminhos religiosos, com a criação da Rota da Fé, que já conta com 60 itinerários na região.