Rotary Clube de Campo Mourão Araucária faz repasse de livros ao Ceebejacam

Representantes do Rotary Clube de Campo Mourão Araucária fizeram nesta semana o repasse de um acervo de livros literários ao Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Campo Mourão (Ceebejacam). As obras foram doadas por meio de um projeto do Clube de apoio à educação e cultura.

“Fizemos a aquisição de livros dos mais diversos títulos a fim de incentivar o prazer da leitura através do projeto de subsídio Distrital, com apoio da Fundação Rotária, Rotary Clube de Campo Mourão Araucária e Ceebejacam”, falou o presidente do Rotary Araucária, Itamar Zeni (gestão 2019/2020).

O material ficará a disposição dos cerca de 640 alunos que estudam no Ceebejacam nos períodos da manhã, tarde e noite. Foram doados à instituição de ensino, 180 exemplares de diversos títulos. O valor do investimento foi de R$ 5.893,70.

O professor pedagogo e diretor auxiliar do Ceebejacam, Ilson de Souza, comentou que o acervo vai incentivar os estudantes à leitura. Ele elogiou a parceria do Rotary. “Este olhar que o Rotary está tendo para as escolas é de suma importância. Os exemplares doados vêm colaborar para que o Ceebejacam possa oportunizar aos seus alunos o contato com a leitura”, disse.

Professor Ilson comentou que a biblioteca da instituição vai ficar mais rica e diversificada. Segundo ele, os exemplares doados serão catalogados para uso de leitura. O pedagogo informou que o acesso à leitura pelos alunos acontece através das mídias, porém, segundo ele, o acervo doado será de suma importância para que os estudantes possam fazer a leitura aprendendo referenciais teóricos dentro da própria escola. “Fazer o uso de todo este material com o material de apoio cultural é a proposta da escola”, argumentou.

Ele comentou que os materiais enriquecem ainda mais o processo de ensino aprendizagem dos alunos. “Primeiro porque nossa escola necessita e depois porque nós trabalhamos com jovens adultos que estão há muito tempo fora do contexto social histórico. Às vezes o contexto que eles têm lá fora é reduzido aos acontecimentos do momento. Este conhecimento histórico que o livro propicia o aluno tem que ter dentro da escola”, falou ao comentar que o papel da escola é levar o conhecimento científico ao aluno, mas para isso tem que ser elaborado e organizado e os livros proporcionam isso. “É uma ponte entre o conhecimento atualidade com este momento histórico”, observou.